AUTOESTIMA

Autoestima é gostar da própria identidade, do próprio jeito de ser.

===

Procurar estar bem faz com que a vida pessoal enriqueça, e a profissional esteja sempre motivada. A confiança é patente.

===

Para melhorar, é preciso, primeiramente, aprender a se conhecer, e com isso se controlar; agir de modo adequado, conforme a ocasião. É uma tarefa árdua, para os que ainda não se descobriram como pessoas sensacionais e capazes.

===

Você é forte e pode ficar melhor, a partir do momento que se concentrar para entender o quanto as suas ações podem e poderão ser importantes. Se sentirá leve e uma pessoa pronta para ser o que sempre quis, mas está a caminho.

===

É preciso entender que a vida deve ter um propósito. O que a pessoa aprende na família, carrega consigo. É a chamada bagagem. Poderá servir de alicerce para o bom desenvolvimento humano.

===

Trabalhar a altivez e o orgulho é uma função cabível a todos, no entanto, cada um tem um grau de necessidade diferente, justamente, porque cada ser humano pensa de maneira desigual em relação ao outro. Excelente! Já imaginou se todos pensássemos iguais?

===

Entretanto, é preciso viver, preferencialmente, bem. Para isso, o corpo tem que estar bacana, a mente sadia e o amor-próprio bem-sucedido, exitoso, próspero, feliz.

===

Se não chegou ao ponto de se sentir bem, é chegada a hora de alguma situação mudar. Como fazer um exame de consciência sem saber o que é, e se a tem? É preciso parar de se comparar aos outros, tampouco de se sentir incapaz.

===

A autoestima está por toda parte e em todos os cérebros.

===

Apegue-se a tudo que faça bem a você; se passou por algum problema mais sério, coloque na cabeça que as oscilações fazem parte da vida.

===

Às vezes os negócios estão em baixa, dá uma sensação não muito boa, mas nada é motivo, para deixar de acreditar em dias vindouros. Se teve alguma enfermidade, ficará bem, e seguirá seu rumo.

===

A pessoa nem sempre percebe que há ausência de boa autoestima em si.

===

Precisa saber que todos os seres têm limitações, que a competividade existe e faz bem, mas sem excesso. A extrema perfeição fica bem apenas em novela, em que os erros praticados devem ser assumidos e os enganos, reparados. Pense em algo bom ora feito, e pare de se culpar. Crescerá com isso.

===

A partir do momento que a pessoa se conhecer melhor, conseguirá trabalhar aos poucos o que surgir de positivo, e também os aspectos negativos. Passará a se aceitar e crescer pessoalmente.

===

Ler é importante para a autoestima, amigos que pensam de maneira semelhante, também. Muitos colegas e amigos nem sempre reconhecem os méritos dos outros. Torna-se necessário ficar sempre ao lado daqueles que pensam diferente, ou seja que veem em você as suas qualidades.

===

Fuja dos negativistas!

===

Faça uma análise da sua vida, veja se está como você quer, procure preencher as lacunas vazias, sem pressa; porém, com lucidez e sabedoria.

====

Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista,

Videorrepórter, Videojornalista etc.

Nilceu Francisco
Enviado por Nilceu Francisco em 16/01/2024
Código do texto: T7978036
Classificação de conteúdo: seguro