O PRIMEIRO DIA DEPOIS DOS 70 ANOS.

O PRIMEIRO DIA DEPOIS DOS 70 ANOS.

O primeiro dia da semana, o primeiro dia do mês, o Primeiro dia do ano, o primeiro dia do século e do Milênio (ano 2000), o primeiro dia depois dos 70 anos de vida de um ser humano, onde poucos chegaram talvez menos 15% .

Estes últimos 70 anos de muita mudança no mundo e na tecnologia, que o homem foi a lua, criou a internet, o computador, o gps, imagens maravilhosa do google Earth para poder viajar no tempo em cada pedacinho do planeta terra.

Onde o avião se tornou muito mais rápido, carregando muito mais gente deixando as distância do planeta muito mais perto, e levando alimento ou outras coisa de um para outro lado do planeta para melhoria de vida das pessoas.

Onde comunismo e capitalismo travaram uma guerra de ideais e embora o comunismo se vangloria e continue ideologicamente correto pensando que com isto melhora a vida das pessoas, os poucos que chegam ao poder continua defendendo a ideologia, na verdade muito empobrece o povo em geral, ao contrario do capitalismo, onde dando a oportunidade ao povo de empreender, ser proprietário, muitos vivem para produzir, criar emprego e isto melhora a vida do povo, mesmo com desigualdade, o pobre no capitalista e muito mais rico que o pobre no comunismo, tendo no capitalismo mais recursos que acabam irradiando e também chegando aos pobres, pois a onde existe fartura, mesmo no lixo haverá recurso para satisfazer as necessidades mínimas dos mais necessitados, enquanto que no comunismo as prateleiras muitas vezes estão vazias, e mesmo que tenha alguma coisa, os vales não são suficientes para ter o livre arbítrio de consumir por que falta recursos e oportunidades de produzir, de ter mais recursos para poder ter este livre arbítrio.

As pessoas acima dos 70 anos representam cerca de 15% dos brasileiros, e a tendência é que esse número aumente. E esse envelhecimento da população traz reflexos também ao mercado de trabalho. Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.1 de out. de 2019.

Dados do Censo Demográfico de 2022 mostram que há no país 37.814 pessoas com 100 anos ou mais, somente 0, 017190% no Brasil, chegaram aos 100 anos.

Acredito que aos 70 anos, menos de 10% são produtivos, embora ao gastar os pés de meias estão sendo produtivos, pois fazem o comercio girar, e a maioria talvez ao usufruir da ajuda do governo ou da aposentadoria também de alguma forma estão contribuindo.

Com certeza, mesmo estes 70 anos começam com problemas muito antes, alguns por acidente pode ter uma limitação maior em qualquer época, aos 15,20,30,40,50, 60 anos.

Aos 35 anos, jogadores profissionais de futebol estão em fim de carreira, se já não pararam. O corpo vai reclamando o envelhecimento das células. Aqueles que fazem ginastica própria podem chegar a um tempo mais longo com o corpo em melhores condições, mas também corre mais risco de acidentar, se machucar.

Tudo no corpo, vai falecendo aos poucos, muitos dos órgãos chega próximo da falência antes dos 70, mesmo tomando cuidado.

Muitos com algum esforço se exibem que estão bem após os 70, e talvez até estejam, como dissemos quando bem exercitado, inclusive a mente daqueles que exercitam de alguma maneiro, por manter no trabalho, por viajar muito, por escreve muito, por viajar muito, pode nas atividades que desenvolve aparentar estar melhor que outras pessoas que não estão fazendo os mesmos exercícios, mas acredito que mesmo estas pessoas se limitaram muito em muitas atividades.

Perguntaram a um sábio de mais ou menos 60 anos, quantos anos ele tinha, ele falou talvez 10, talvez 20, e o interlocutor, falou, você tem muito mais, já é um velho, e ele retornou dizendo, estes são os anos que ainda posso ter, posso viver, o que já vivi já não os tenho mais.

Aos 15, muito atleta, jogador de futebol, aos dezoito, tiro de guerra aumento os exercícios, e melhorando os limites da capacidade física, aos 20 escola de policia, novamente com treinamento físico, treinamento em defesa pessoal, judô, e karatê, melhorando as capacidades físicas, tudo com muito futebol, em alguns período quase todos os dias e nos finais de semana, muito mais além dos 90 minutos regulamentar.

Após os 30, quase nada de exercício, sem futebol, mais banco de carro e cadeira de escritório, e após os 40 um pouco de cavalo, nos pasteio da das invernadas da vida, ajudam de alguma forma na qualidade física,

Com tudo isto, aos 65, a próstata começa a dar sinais de retenção, e os exames mostram inchada, e os tratamentos não fazem voltar ao que era, e as intervenções cirúrgicas são contraindicadas e de muitos riscos ao aparelho urinário.

Começa também as pressões altas e os aconselhamentos médico para usar remédios que são viciantes e que criam dependência de uso diário e a rebeldia, procura alternativa no óleo de alho, no azeite, no abacate, todos alimentos que podem ajudar e muito prolongar a vida do coração e controlar sem entrar no uso do remédio diário.

Começa também nesta idade, que aquele minisculo no joelho que o futebol deixou sequela, a sentir mais o peso do corpo, que aos 20 era 55 kg, que os 30 era 65, que aos 50 virou 80, e que após os 60 virou 90/95 kg e tudo isto reflete peso nos joelhos, no quadril que também começa a desgastar.

A falta de exercício e fortalecimento regular de alguns músculos começa a refletir e algumas inflamações começam a surgir nos ombros, no quadril e a bursite começa dar trabalho.

O visual apesar de não ser mais de 60 kg, e sim de 95 com a pele um pouco esticada pela obesidade, mostra que a idade não de todos os velhos, pois muitos são mais magro e mostram mais idade, então todos brincam que está com boa aparência, o caipira lá da roça falava, “tá gordo, tá bonito” e muitos se ofendia; lá na roça em algum tempo a comida era pouca, e o trabalho era muito então muitos viviam uma vida mais magra, por isto o dizer.

A intimidade que ninguém gosta de contar vantagem também sofre reflexo, mesmo para aqueles que conseguiram ter um bom relacionamento, ou um casamento duradouro, por culpa ou limitação, ou interesse de um ou de outro, começa a reduzir, para muitos a zero, para muitos com um média razoável e para muito poucos, esta média razoável é boa, as libidos também já não são os mesmos para os dois da relação. Esta média razoável é diferente para cada um; mas na verdade para muitos por um motivo ou outro, pela viuvez, pelo desinteresse dos companheiros podem virar um celibatário e muitos até se sentem bem com isto, aprende a conviver com esta limitação.

Mas 70 anos é uma vitória, como dito, que só 15% conseguem chegar, e se com saúde razoável, mesmo com muitos “perrengue”, então é uma coisa boa, principalmente quando a cabeça, os pensamentos estão organizados, e usa o cérebro com harmonia para procurar equilibrar a vida.

Se conseguiu ainda uma aposentadoria razoável, ou um pé de meia que garante uma vida razoável, tudo isto ainda pode ser melhor, mesmo com as deficiências e limitações da vida.

Pergunta-se com é ter 70 anos, é diferente de um para outro por todas estas particularidade de cada um, embora muitos que não conseguiram aposentadoria razoável, nem um pé de meia razoável, e ainda tem que trabalhar para complementar a renda e que muitas as vezes tem trabalho físico, na roça ou na cidade, acaba tendo um corpo aparentemente melhor, mais flexível, com aparência de melhor, só o próprio velho é que sabe, pode ter limitação melhor em alguma coisa, mas em outra vai estar sentindo alguma dificuldade.

Como respondeu o sábio, tem quem chega aos 70, mais 10, ou 20, mas se for com saúde razoável, parece que seja bem-vindo, algumas limitações, algumas dores aprendem a conviver com ela, alguma doença de falência de órgãos em andamento, talvez ache uma forma de compensação, tratamento.

É certo, que 70 é 70, e não é mais 30, nem 40, quando já não era com 20, mas a cabeça com mais experiência ajuda a harmonizar e fazer com que a vida seja boa, mesmo aos 70 e daí em diante, mas sabendo que estamos esperando mais 10%,20% do tempo para deixar este mundo, para muitos é triste, e para muitos é um alívio para si e para as famílias próximas que tenham que ajudar a cuidar.

Isto mesmo, quando criança dávamos trabalhos a nossos pais e ou cuidadores, mas após os 70, 80, muitas vezes, principalmente quando as limitações são mais graves começamos a dar trabalho de novo, como se fossemos crianças, o que demonstrar que a vida não é mais agradável como era aos 20/30/40 anos.

Muitos nesta faze melhor da vida teve a oportunidade de criar filhos, vê-los crescer, vê-lo crescer em conhecimento e em autonomia de vida e isto traz aos que estão envelhecendo, satisfação de ter criado um ser humano, e como só estamos passando no bom e bem, então a vida para quem tem família, filhos realizados é muito boa, principalmente se tiver saúde e paz.

Assim que venham os 80, 90 se com saúde, mas sabendo que a cada ano o peso aumenta, e se a cabeça for boa poderemos contar muitas histórias para muitos ainda. 15/01/2024

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 15/01/2024
Código do texto: T7976807
Classificação de conteúdo: seguro