INGENUIDADE

Até que ponto, ser ingênuo é ser bobo?

===

"— Preste atenção, — Se ligue, — Em que mundo você vive? — Caia na real!, — Se enxergue, — Qual é a sua? — Você se faz de coitadinho. — Vai dar uma de bobo agora?" etc.

===

Quantas vezes estas frases foram proferidas, dando a entender aos interlocutores (ouvintes ou receptores da mensagem) outro entendimento e até mesmo ao emissor (quem está com a palavra)?

===

O indivíduo ingênuo, está longe de ser uma pessoa boba, inocente, trouxa. Há exemplos de seres humanos que são retraídos na escola, mas, em casa, são o oposto. Os pais, inclusive, ficam horrorizados quando são chamados na U.E. (Unidade Escolar) e tomam conhecimento de alguma ação dos filhos (ou filhas), que não condiz com o comportamento em sua residência.

===

Para você ver: aparentemente era uma pessoa chamada de sonsa, infantil, simplória. Mas, na realidade haviam dois comportamentos distintos em uma mesma pessoa. Um especialista poderia concluir que se tratava de um caso de bipolaridade.

===

O ingênuo propriamente dito não tem maldade; por isso, não prega peças em outros, não trapaceia. Ele tem limites, sabe o que pode e o que não deve fazer.

===

A pureza é parceira da ingenuidade, e amiga da timidez. Não cabe consultar médico, porque ser ingênuo é uma característica pessoal do determinado indivíduo.

===

As pessoas que estão de fora perguntam se o ingênuo pode mudar. Poderá acontecer, sim. Se ele perceber que tem como demonstrar outras qualidades, em termos de comportamento; e querer a mudança, tiver força. Algumas leituras, diálogos com os amigos de verdade podem ajudar: caso a pessoa em foco, realmente, estiver disposta a isso.

===

O indivíduo ingênuo não é tolo: a menina não é bobinha, o papito não é um bocó etc. São pessoas que agem de maneira natural, simples, pura, sem malícia; costumam ser inteligentes. A maldade não lhes cabe, não faz parte dos seus repertórios.

===

Claro, que aos poucos, o ingênuo vai se adaptando às situações e percebe que é preciso falar alto, às vezes; apresentar um trabalho na escola, por exemplo. E dependendo da profissão que deseja seguir, é necessário abrir mais os olhos, porque a maldade está por todas as partes. Requer, portanto, mais atenção, mais comprometimento etc. Se for preciso gritar, que grite, ou sofrerá as consequências.

===

A maneira de ser e de viver é essencialmente de cada ser humano adulto. A criança, o pré-adolescente, o adolescente estão em fase de crescimento físico e mental: há muito o que mudar, inclusive o jeito de ser, de falar, de ver o mundo.

===

Querer mudar alguém é desproposital: a pessoa não é um objeto, uma escultura em construção, um molde; e sim, um humano com sentimentos, traços físicos peculiares, herança genética na maioria dos casos.

===

Portanto, tentar fazer com que o outro mude, chega a ser irracional.

=========

Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista,

Videorrepórter, Videojornalista etc.

Nilceu Francisco
Enviado por Nilceu Francisco em 13/01/2024
Código do texto: T7975871
Classificação de conteúdo: seguro