OS BRUTOS TAMBÉM AMAM

Não é de hoje, nem de ontem, nem de longo tempo que existem pessoas que não traduzem nos lábios, o que sentem. Acontece, desde que o mundo existe.

===

Em muitos casos, tanto os homens, quanto as mulheres são aparentemente frios, secos, rudes etc. Parecem desprovidos de

sentimentos, mas pode ser impressão.

===

Nem todas as pessoas são semelhantes às outras, que visivelmente são felizes: sorriem e vivem transbordando alegrias. Mas até que ponto tudo isso é verdade: será que as "caras fechadas" e os "sorrisos abertos" são essencialmente verdadeiros?

===

Perguntas que requerem respostas, mas nem sempre os resultados são os esperados pela maioria.

===

Ao lado de nossa residência, da sua casa, do nosso local de trabalho, conhecemos seres humanos cujas características físicas e algumas psicológicas se assemelham com as de alguns que parecem estar sempre zangados; e outros, sempre felizes. Você já notou isso?

===

Diversos são os enganos, porque uma pessoa que representa estar sempre bem, de repente, tenta transformar tristezas em alegrias.

===

Mudam o comportamento para não entrar, por exemplo, em depressão, ou na pior das hipóteses, sofrer menos.

===

O mesmo ocorre com algumas pessoas que saem sempre tristes às ruas.

===

Outros demonstram insensatez, grosserias, que podem ser, na realidade, apenas algo aparente. No fundo, são pessoas sensacionais, trabalhadoras, amorosas, exímios pais, excelentes mães.

===

Outra hipótese: os indivíduos que estão sempre com a expressão facial "amarrada", séria, têm essa peculiaridade, pela educação que receberam, pelos exemplos que tiveram ao redor, desde criança, ou porque a vida não está bacana para eles.

===

O fato de a pessoa ser sempre aprazível, sorridente, otimista pode estar carregando problemas tão graves que, se pensar, constantemente, ficarão muito mais sérios, a começar pela situação no emprego, por exemplo. Os colegas de trabalho poderão notar e transformar a situação em algo negativo.

===

Não dá para afirmar que as aparências retratam o que as pessoas são na realidade.

===

Inúmeros indivíduos estão sempre carrancudos, afastam amizades e têm como principal característica esse jeito sisudo. Mas amam, querem o melhor para si e para a pessoa amada. Afinal, se está bem por dentro, do que vale a aparência?

===

Multidões aparentam estar sempre de bem com a vida. Dotados de ótima qualidade (o sorriso), andam de cabeça erguida, e não escondem de ninguém que estão felizes. O amor está à flor da pele. Porém, devem tomar cuidado para não contagiar em demasia as pessoas erradas.

===

Tanto os mais sérios, quanto os exuberantes, devem viver de forma estimável: usar os perfumes que gostam, as roupas que os fazem bem. Sem se importar muito com o que os outros pensam. Jamais devem compactuar com a vulgaridade, tampouco fugir dos preceitos.

===

Diante dessas explanações e de outras que você conhece, convém não julgar os seus vizinhos ou colegas que estão sempre felizes, ou com expressões rudes. Talvez precisem de ajuda.

======

Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista, Videorrepórter, Videojornalista etc.

Nilceu Francisco
Enviado por Nilceu Francisco em 08/01/2024
Código do texto: T7972197
Classificação de conteúdo: seguro