AMIZADES

Relação de apresso entre os seres humanos; e as principais características referem-se à proteção, lealdade, confiança etc.

===

Quando esse sentimento é bom, deve ser mantido, e para isso a base tem que ser forte, e o afeto, recíproco, mútuo.

A amizade surge de todos os caminhos. As pessoas não planejam quais modelos de amizades querem ter, porque as situações são

inúmeras. Alguns amigos, por exemplo, são considerados irmãos, mas isto amadureceu aos poucos. Não foi algo que surgiu sob encomenda, ou de uma hora para outra.

===

A amizade não está relacionada aos desejos iguais, aos sentimentos semelhantes. Uma equipe ou grupo de pessoas pode ser dotados de gostos diferentes nos aspectos musicais, gustativos, esportivos etc. A função do relacionamento amigo é aglutinar, ajudar, conciliar opiniões; e um completar o outro. As adversidades podem unir mais as pessoas e fortalecer as amizades.

===

Quando o sentimento amizade é levado a sério, significa dizer que o coleguismo impera, que a tolerância sempre marca presença, que a familiaridade se aproxima, que a camaradagem existe, que o companheirismo prevalece, que a convivência se faz necessária sempre, que o atrito passa longe, que a inflexibilidade está morta.

===

A verdadeira amizade se solidifica quando o relacionamento entre dois amigos é mais elevado e o grau de cumplicidade, absoluto. São "mais que amigos".

===

Por isso, muitos consideram uma grande amizade, de fato, verdadeira quando é possível descobrir o que há dentro de cada um, quando é possível nos descobrir, quando entendemos os gestos como se fossem palavras, quando o calor humano age como se fosse um raio de sol.

===

O amigo verdadeiro não abandona o parceiro, mesmo nos momentos complicados; pelo contrário, tenta ajudar, aconselha, leva para passear, presenteia, oferece flores, reconhece as respectivas vozes etc.

===

A amizade humana pode ir além da simplicidade e da verdadeira função amiga. Surge a amizade colorida quando entre as duas pessoas o sentimento começa nos olhares. Cenas que às vezes começaram há anos e foi amadurecendo. No início era apenas uma simples amizade, que cresceu, transcendeu, ganhou laços; e os encantos apareceram. Ficou difícil ficar perto sem tocar na pessoa, todos percebiam que existia algo além de uma amizade. Foi preciso um sinal do outro lado, para que o sentimento fosse percebido entre os maiores interessados.

===

A amizade colorida, então estava fortalecida, havia uma base, de repente, desde a infância. Para ser colorida, não necessita anos e anos de convivência: pode ocorrer mais recentemente, e terminar em matrimônio.

===

Muitas amizades coloridas ocorrem, simplesmente, porque os amigos ultrapassaram o limite da perfeição amiga, a ponto de sentir atração física uns pelos outros. Têm relações sexuais, sem

compromissos, obrigações, manuais de conduta, regras, ordens. nada de atitudes sérias, a não ser quando um precisa ouvir e ser

ouvido, desabafar.

===

A modernidade e a inovações tecnológicas, há muito tempo, permitem que a amizade virtual cresça a cada dia. É comum participar de um bate-papo em algumas salas específicas para o caso, através de provedores da internet. Encontrar alguém para dialogar, e se ver através de câmeras é normal. Há muitos que só aceitam conversar com quem está do outro lado, se houver reciprocidade, ou seja, se os dois tiverem os mesmos acessórios.

===

A amizade virtual pode ser salutar no momento da conversa, as duas partes podem utilizar pseudônimos, enviar fotos e vídeos. Se não houver câmeras, existem as opções por telefone ou apenas

teclar, mesmo.

===

"Quer tc?" é a pergunta mais utilizada nas salas de bate-papo, ocorre quando os dois veem os "nicks" (pseudônimos) e demoram para ter iniciativa, até que um emita a pergunta, ou um simples "Oi".

===

Todos os relacionamentos virtuais exigem maiores atenções; quando saem do mundo virtual, marcam encontro com a pessoa desconhecida, na realidade. Há muita má fé e pessoas que só desejam tirar proveito da situação. Ocorre, inclusive, crime em alguns casos.

===

Quando o papo é apenas pelos teclados, as fotos podem não corresponder com as pessoas, ali exibidas nas janelinhas. Quando utilizam câmeras, alguns conseguem colocar vídeos de outros, e a pessoa do outro lado, nem percebe. Existem verdadeiros especialistas nisso.

===

De um modo geral, o bate-papo é satisfatório: pode enviar e receber textos. O mesmo pode ocorrer com fotos e videozinhos. Basta tomar cuidados se houver opção para o real. Muitas pessoas que participam de conversas virtuais, querem apenas fantasias, de fato; passar o tempo, trocar ideias, de repente, até sobre algumas profissões.

===

É possível se apaixonar pelos amigos virtuais, rolar sexo e tudo ocorrer bem, sem frescuras.

===

Amizade por correspondência é considerada antiga, ultrapassada, porém romântica. É amizade porque não existe profundidade de carinhos reais. O que muitos não sabem é que esse modelo de amizade pode terminar em casamento; e justifico: existe, então, a troca de cartas, a reciprocidade. Sempre que um recebe uma delas, normalmente, fica feliz, guarda, coloca embaixo do travesseiro, conta para a melhor amiga (ou amigo). Por dentro da carta e no envelope há perfume característico, ou seja, sempre o mesmo.

===

Passado o contentamento, chega a hora da resposta. Do outro lado

ocorre o mesmo. Os homens também ficavam e alguns ainda ficam muito bem, ao receber uma correspondência da pessoa amada. Além do cheiro do perfume, há os sinais dos beijos e a cor do batom inconfundível, atraente e convidativo.

===

A amizade torna-se romance, e no caso, virtual. O casal envia fotos atuais e os dois vão guardando e lugar secreto, todas. Quando um demora para responder, e a saudade do outro lado aperta, basta reler as mensagens antigas, deleitar-se, reviver, querer algo mais.

===

O primeiro encontro é marcado; eles se conhecem pessoalmente e a amizade passa a ficar mais madura. Não quer dizer que vão se casar; mas pode acontecer. A priori, existe apenas a amizade.

===

Eles se conheceram, um voltará para casa, porque, mora em outra cidade. Antes, poderão conversar melhor enquanto almoçam em algum restaurante. O que acontecerá dali por diante, só o casal e mais alguns saberão.

===

Outro tipo de amizade ocorre dentro de uma família em que um dos pares confessa ter deixado de amar, diz que o amor acabou há muito tempo e que só naquele momento criou coragem para dizer. Fala, inclusive, que são, e poderão continuar amigos. Algo normal entre muitos casais, que vivem, portanto, de aparências. Os motivos são vários: herança, filhos, o que a sociedade diria, negócios etc.

A amizade seja qual for a denominação, não envolve apenas amigos homens e mulheres, casais. Podem acontecer relacionamentos entre dois homens, duas mulheres e outros entendimentos.

===

Os relacionamentos amigos, a convivência, os contatos entre as partes são sempre saudáveis e você notou nas definições e exemplos. Por outro lado, os que afinaram suas condições entre um e outro e resolveram contrair matrimônio no papel, ou não, também poderão ser muito felizes. Alguns preferirão a vida de solteiros ou abraçar algo sem tanta responsabilidade e levarão adiante um jeito diferente de viver a vida em harmonia. Há espaços para todos, basta esperar a ocasião, porque aparecerá.

===

Para grande parte da população, amizade está cada vez mais difícil, porque, confiar nas pessoas tornou-se um tabu. Há muito egoísmo, interesse pessoal, sordidez, canalhice. Um grande exemplo está nas pessoas que preferem morar e sair sozinhas, ou fechar as portas para alguns que esqueceram que já foram confidentes, e na atualidade, preferiram renovar ideias e cultivar práticas antagônicas ao bom senso.

===

Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista,

Videorrepórter, Videojornalista etc.

Nilceu Francisco
Enviado por Nilceu Francisco em 03/01/2024
Reeditado em 04/01/2024
Código do texto: T7968426
Classificação de conteúdo: seguro