Feliz 2024, Brasil!

Não há dúvidas: o maior desafio, a maior tarefa que teremos em 2024 no Brasil, é o resgate da alegria, amizade, criatividade, do sonho de um futuro feliz e de bem-estar social. E isso trilhando um caminho de luta e transformações cheio de benevolência. Engajado, sim, mas oxalá sem chegar ao extremo da incompreensão, barbárie, e do horror da guerra.

O mundo está em guerra! Mas nós não precisamos, não devemos, contagiar-nos com a beligerância movida por estrangeiros interesses de dominação e hegemonia global, que empurram irmãos para discórdias fratricidas. Estes não são nossos interesses. Que saibamos reconhecer que nossa vocação é a harmonia, a prosperidade e a soberania, do Brasil e do povo brasileiro; assim como de todas as nações, de todos os povos. E que, para tanto, as qualidades que precisamos são a verdade, justiça, liberdade, solidariedade, firmeza; com elas virá a paz.

Todas palavras femininas! Que saibamos, enfim, congraçar a criatividade e afeição ditas femininas com o arrojo e denodo ditos masculinos. É a harmoniosa cooperação destas qualidades complementares que nos conduzirá à capacidade de resolver, com perseverança, as muitas dificuldades que ainda afligem o Brasil e seu povo. Elas são fruto de uma trajetória histórica muito complicada, que reuniu em nosso país diferentes povos, culturas, raças, crenças, convicções... E nos fez uma colônia avassalada, marcada por crueldades, injustiças e contradições. Entretanto, a dificuldade no congraçamento de tantas diferenças é justamente o desafio que a providência nos concedeu para aprendermos a ser tolerantes, e enxergarmos que o diferente nos acrescenta cultura, enriquece-nos.

Para compensar o desafio que a perversa colonização nos impôs, a providência brindou-nos com a natureza mais pródiga do planeta: um vasto território, solos férteis, água abundante, rica biodiversidade, mares piscosos, clima amigável, minérios essenciais, petróleo, farta energia solar, belezas naturais que iluminam e elevam o espírito... Só nos falta mesmo aprender a reconhecer e respeitar o outro e a bênção de todas estas virtudes naturais. E termos a sabedoria de nos unirmos para aprendermos a desfrutar, com zelo e alegria, de todos os privilégios do Brasil. Só nos falta siso, discernimento, diálogo, solidariedade, união.

Se ainda são muitas as dificuldades que temos a superar, muitos são os estrangeiros que, ao conhecerem nosso país e nosso povo, declaram-se encantados. Não conheciam antes terra e gente tão dadivosas. Apesar dos desafios, somos um país abençoado, quando comparado com um mundo que sofre com o desatino humano e com tragédias naturais.

Então, que 2024 seja o ano de conquista definitiva dos talentos que ainda nos faltam. Que este seja o ano da emancipação de nosso país, e da confirmação da identidade e dignidade de seu povo. Que sejamos inspirados e guiados pela liberdade, verdade, solidariedade, união, justiça, perseverança e probidade.

Feliz 2024, Brasil!