Corumbá foi empobrecida, por políticas nefastas e interesses escusos
Na verdade os políticos anti Corumbá que ganham eleições com votos, inclusive votos de Corumbaenses iludidos por falsas promessas, estão querendo é isolar de vez Corumbá e fazer da Estrada e da PONTE de Porto Murtinho a única saída de cargas e exportação para países da América do Sul e países do pacto Andino, Bolivianos não estão muito contentes com essa política sacana, eles gostam de Corumbá.. Essa história eu conheço bem, desculpem! É TRISTE, milhares de Corumbaenses lutaram pelo Trem e pela ponte pra nada! Graças a políticos picaretas que só usam o povo como o ex Presidente Collor e outros sacanas.... Muitos nem tocam no assunto , pois perderiam o FAZ ME RIR ou os carguinhos no governo! Milhares de Corumbaenses se auto exilam pra sobreviver e trabalhar....Seus postos de trabalho foram destruídos pela privatização da RFFSA, da TELEBRÁS, DO S.N.B.P. e outras trairagens que fecharam centenas de empresas, comércio e indústrias da cidade que foi no passado a maior arrecadadora de impostos do Centro Oeste e sustentava o Norte e Sul de Mato grosso e região toda que virou o MS na divisão do MT, basta pesquisar a história tributária de Mato Grosso de 1977 para trás...A privatização da NOB/RFFSA evidência um grande golpe contra Corumbá que gerou milhares de desempregados, posto que atingiu centenas de empresas privadas e atividades que dependiam da ferrovia projetada a mais de 100 anos para ser a rota de integração latino americana mais importante. Da noite para o dia destruíram e fatiaram o patrimônio público para justamente inviabilizar uma das maiores infraestrutura de transporte ferroviario do oeste brasileiro. Só insanos não viram o estrago brutal.
Corumbá foi vítima de guerras cruéis infames e inúteis, ditaduras imbecís e políticos nefastos. Poucos se importam com a cidade que foi a mais pujante e rica do Centro Oeste que além de ter sido o terceiro Porto fluvial com saída para o Mar mais importante do Brasil, teve uma ferrovia 🚆 muito importante, fábricas estratégicas, comércio internacional e até mesmo um centro de controle aérea de uma das maiores empresas aéreas do Brasil e junto com Puerto Suárez na Bolívia intercalava vôos internacionais até para potências mundiais como EUA, França e outros países ricos.
É preciso estudar história e história tributária, para compreender e ver os dados da cidade do centro oeste que além de rica e progressista, era a maior arrecadadora de impostos de Mato Grosso uno.
Sem compreender a história, a geografia e o passado, jamais entenderemos o presente ou Teremos capacidade de entender de fato a importância histórica e econômica desta cidade brasileira e que ainda pode ter alternativas muito boas para desenvolver e crescer economicamente e socialmente.
Manoel Vitório da AFAPIP MS