2023 – NOSSO ANO FELIZ
Prólogo
No ano de 2022 eu tive um excelente presságio, algo como uma visão iluminada por luz tênue, musicada em ritmo “new age” e estonteante como uma aurora boreal ou um pôr do sol ao ritmo de Ravel, mas na ausência desses ritmos seria bem-vinda “Clair de Lune” de Debussy. – (Nota deste Autor).
UM SONHO COLORIDO
Um sonho colorido, em forma de uma águia gigante, me acompanhou por todo o ano de 2022 e tal qual enigma desafiava minha compreensão e inteligência mediana.
Eu sei que o melhor presente é ser presente ou presença. Não qualquer presença, mas a presença que acrescenta prazer, segurança, bem-estar socioafetivo, algo melhor à vida dos outros. Eu sempre quis isso para mim e sobretudo para a minha família!
A DECISÃO
Então estava decidido: meu melhor presente para o ano de 2023 seria minha filha, genro e netos virem morar comigo. Eu seria (estaria) presente na vida deles e eles estariam presentes na minha vida.
Eu sei e eles sabiam que devemos ser presença na vida daqueles que amamos para que sintam nosso amor fraterno de forma incondicional.
Desse modo, preparei-me e os preparei, psicologicamente, para as dificuldades iniciais: Trabalho para os adultos, colégio para as crianças e outros inesperados acontecimentos.
No ano de 2022 as mensagens via WhatsApp eram diárias. Essas mensagens visavam moldar o estilo de vida diferente para todos, crianças, principalmente, que se avizinhava.
Um pouco antes das 18 horas do dia 29/12/2022, às 17h:55min, depois de uma longa jornada em carro próprio, vindos do Rio de Janeiro, RJ, “com malas e cuias” chegavam em nossa casa a filha, o genro e os dois netos.
NOSSO PROGRESSO E FELICIDADE DE MÃOS DADAS
Eu sou um reformista e progressista nato, mas neste ano de 2023 tudo aconteceu de forma prática, rápida e eficiente. Nosso progresso econômico e socioafetivo foi sublimado pela ampla visão e iniciativa do meu genro.
PROGRESSO JUSTO E MERECIDO
Progredimos em todas as frentes de projetos como limpeza das caixas d’agua, revisão dos telhados (casa, apartamento e área “gourmet”), troca dos reparos das caixas de descargas, das torneiras e registros dos chuveiros.
Claro que os projetos mais novos, mas já preestabelecidos como a aquisição e colocação de placas solares de acordo com nosso consumo de energia elétrica, não foram esquecidos e até uma “Lan House” foi criada com decoração infantil e livros adequados às idades dos netos. Exemplo: Coleção completa de Monteiro Lobato.
A LUMINOSIDADE CONQUISTADA POR MÉRITO
Nossa casa ficou mais limpa e iluminada. O espaço “gourmet” ganhou uma nova decoração e iluminação adequadas à área. Móveis e eletroeletrônicos foram doados e outros novos foram adquiridos.
Os dispositivos de segurança foram substituídos por outros mais modernos e todas as lâmpadas e luminárias trocadas por LED.
Por conta dessas alterações e visando mais economia instalamos os já planejados painéis solares de acordo com nosso consumo de energia elétrica mensal.
Nas relações socioafetivas, principalmente as familiares, a gente pode não concordar com todas as ideias e ações uns dos outros, mas sempre chegaremos a um consenso pela força do amor e da recíproca consideração e apreço.
É fundamental valorizar mais a afetividade positiva do que imaginar que a verdade de um ou do outro é a mais correta.
CONCLUSÃO
Vamos concordar ou discordar? Essa interrogação é uma ótima e direta maneira de encerrar uma discussão, às vezes, irrelevante, para entrar noutro assunto independente da resposta de quem entenda ter razão ou ser o dono da verdade.
Conviver com desiguais é uma arte difícil. Essa convivência é complicada porque UNS NÃO TÊM LIMITE PARA NADA e outros TÊM LIMITES E/OU REGRAS DEMAIS.
As relações familiares compatíveis são aquelas que se moldam às necessidades mútuas estribadas no respeito e tolerância às limitações dos diferentes ou desiguais.
Portanto, é preciso aprender a conviver com os defeitos, limites e/ou excessos uns dos outros. Usamos essa regra básica e está tudo dando certo até o presente momento.
Em 2024 e anos seguintes continuaremos progredindo de acordo com nossas competências e determinações. E que Deus nos abençoe a todos segundo os nossos merecimentos.