QUE ABOLIÇÃO, QUE NADA ! . . .
Prego que não houve abolição da escravatura no Brasil e apresento como referência a libertação dos escravos nos Estados Unidos, 25 anos antes da "nossa" (1863).
Lincoln decretou que os proprietários de escravos teriam que indenizá-los com TERRA, GADO e NUMERÁRIO. No dia seguinte, os ex-escravos eram vistos como cidadãos norte-americanos. Contrapondo-se a esse "absurdo", um grupo racista e radical branco fundou, em 1868, a Ku-klux-klan (hoje muito mais numerosa, sofisticada e atuante).
Insatisfeitas com a decisão de Lincoln, muitas famílias mudaram-se para o Brasil, onde era abundante a mão de obra negra. Em SP, fundaram as cidades de Americana e Santa Bárbara do Oeste, onde implantaram a Primeira Igreja Batista.
Interagiram sobremaneira com os escravistas brasileiros. Tanto que, 25 anos depois, acontece a abolição da escravatura no Brasil SEM INDENIZAÇÕES.
Além do mais, ao contrário do ocorrido nos EUA, os proprietários de escravos moveram ação contra o Império, exigindo indenização pelos escravos que haviam comprado.
Rui Barbosa, ministro das finanças do Império, viu-se obrigado a queimar documentos sobre a atividade de compra/venda de escravos, a fim de aliviar o ônus judicial sobre o Império.
Eis aí uma forte razão de ainda lutarmos em favor de uma abolição da escravatura de fato e mais justa. #M#
(fernandoafreire.net)
_________________________________________________
Para o texto: "DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - EDUQUE QUEM ESTÁ A SUA VOLTA - DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS"......
De: Tom Oliv
_________________________________________________