Edição de Card
Adriana Silva/2021
©️Todos os Direitos
Reservados.
O Potencial de Pessoas
com Deficiência
O conhecimento sem boa vontade, dedicação, persistência, empenho, convivência e amor não valem nada.
É gratificante perceber que mesmo com suas limitações, algumas pessoas expressam de alguma forma seus sentimentos.
O que essas pessoas precisam não é um olhar piedoso pois essa condição física ou intelectual ou até as duas juntas - nem sempre é limitante para eles. O que necessitam são oportunidades: cada uma delas possuem potenciais. Nenhum deles deve ser desmerecido.
Sempre existem qualidades que podemos explorar. Basta olhar nos olhos e interpretar suas alegrias. Cada um desenvolve suas habilidades de acordo com seus pontos fortes. Muitos dizem aquela frase clássica : - Mas ele(a) não entende! Ledo engano! Eles captam, sentem, às vezes demonstram outras não.
Sempre lutei junto com a minha princesa para ter chances e estímulos. E do jeito que fosse, contatos, sensações e emoções. Extremamente sensível, só no olhar eu a conheço, e ela entende tudo. Quando saí de casa ela muda, se fecha, pois é o jeitinho dela. Mas em lugares que se sente à vontade, precisa de vínculo, confiança, e rotina.
Ensinei autoestima não como forma compensatória mas por dizer à ela o que ela é de fato independente de sua deficiência mora uma pessoa, cheia de qualidades, amorosa, inteligente e linda. Isso fez uma diferença enorme em sua vida a ponto dela confiar em mim e nunca duvidar das minhas palavras por não serem diferentes da minha atitude. Com essa confiança ela adquiriu potenciais que aos olhos de muitos podem ser mínimos, e eu mais do que ninguém conhecendo todo seu histórico sei que cada pontinho que realiza é um milagre da sua própria capacidade.
©️Adriana Silva
Orientação em aplicação.
Direitos, Inclusão e Acessibilidade.
19/05/2023