BRASIL VIOLENTO!
Recentemente, estava lendo que à violência no estado da Bahia tomou proporções outrora inimagináveis e fora do controle estatal. Isso sem falar de SP, RJ, MG, e outras grandes capitais onde ela é ainda mais surreal. Bem, as principais causas dessa forte onda de violência que tem "varrido" às ruas brasileiras não são, a meu ver, apenas falta de investimentos, por exemplo, na educação ou segurança pública. Embora importantes e necessárias, acredito que à violência passa antes por uma hierarquia de consequências que obviamente não ocorreram ao mesmo tempo, mas que infelizmente é por muitos ignorada:
1° Desprezo ao sagrado (Deus). Ou sua restrição apenas a esfera privada e não pública.
2° A extrema valorização ao consumismo/materialismo.
3° Pais e mães ausentes do lar por inúmeros motivos.
4° Degradação de valores éticos e morais (certo ou errado, justo ou injusto, meu ou seu, etc).
5° A corrupção.
6° A impunidade.
E tudo isso teve "início" com o iluminismo que obviamente tem seus méritos e contribuições, mas que ultra-valorizou o racionalismo, passando pela revolução industrial que também teve e tem seus méritos, mas que "divinizou" os bens de consumo e, culminou em um cientificismo que por sua vez é diferente da boa ciência.
Enfim, para mim, sem levar em consideração tais fatores e, por mais boa vontade que tenhamos em querer melhorar, o que nos resta será apenas gelo enxugar.