Projetos Legislativos sérios precisam embasamento
No pouco tempo que exerci mandato no Congresso Nacional, observei muitos projetos parlamentares com objetivos meramente corporativo de (interesse de grandes grupos econômicos), mas, também, alguns projetos meramente eleitoreiros ou que atendiam em grande parte deles, algumas "paróquias políticas" do país, os Projetos de interesse nacional, amplos e bem embasados sempre foram mais raros. Muitos Deputados e Senadores só tem uma visão paroquial, corporativa ou são serviçais de grupos econômicos que os financiam, daí Projetos importantes como o PLS 4434/08 que atenderiam milhões de brasileiros da Previdência Social serem protelados e engavetados por décadas.
Vi o governo federal apresentar na TV um Programa e Projeto visando o drama de endividados até 5 salários mínimos ou 5 mil reais e outras medidas que visam consumo e aquecimento da Economia visando gerar empregos e renda, de modo geral, achei bom e necessário. Uma boa medida.
Mas durante o efêmero tempo de mandato que tive na Câmara Federal de 1 ano e 8 meses entre 2000 e 2002, Eu estava elaborando dois projetos Legislativos de interesse nacional, um deles eu chamava de FUNPOVO e o outro eu chamava de Reestruturação de Pessoas Físicas e visava, além do trabalhador e servidor pobre, outros setores da classe média brasileira, inclusive pequenos empresários e comerciantes endividados e sem crédito. , Além do problema das imensas dívidas impagáveis de muitos servidores e Aposentados com dividas no Comércio e em bancos.
Porém, tive que deixar o mandato e paralisar toda minha elaboração legislativa mais consistente, pois eu precisaria submeter os Projetos a uma revisão e contribuição técnica de profissionais da área economica, financeira, tributária e jurídica para só então iniciar a coleta de assinaturas.
As ações e até outras indicações mais simples, pedidos de verbas para a região, emendas e colaboração em debates foi possível, ou seja , coisas do cotidiano de uma Casa de Leis, mas os Projetos mais consistentes precisam de tempo e correções técnicas precisas, não pode servir APENAS como peça para Campanhas eleitorais e midiáticas.
Como não foi possível voltar ao mandato, por razões óbvias e falta de recursos financeiros para minha Campanha, apenas relatei os projetos nos meus escritos.
Acho as medidas do governo atual boas, mas são necessárias medidas que atendam além de endividados de baixo salário, mas também das camadas médias que estão empobrecendo e falindo no Brasil também.