Algo que nunca teremos
Muitos que têm ou tiveram a triste sorte de ter pais ou mães narcisistas com certeza hoje entendem o porquê de nunca terem sido tratados com carinho, compreensão e acolhimento por esses pais. Entendem que esses pais são incapazes de dar um amor genuíno e acolhedor. E é triste ver o quanto a verdade dói. Para esses filhos, dói muito constatar que passaram anos mendigando amor, um amor que nunca terão, pois os narcisistas não têm sentimentos. Muitos desses filhos, quando crianças e adolescentes, certamente se perguntaram muitas vezes o porquê de seus pais ignorarem suas necessidades básicas, trata-los mal, humilhá-los e diminuí-los. E hoje, alguns desses filhos, já adultos e conscientes de que seus pais são narcisistas, entendem que o problema dos pais não amá-los nunca esteve neles, mas sempre foi um problema desses pais, que se tornaram genitores sem possuir instinto materno ou paterno.
Quando somos crianças, ansiamos pelo amor dos pais, mas isso é algo que nunca teremos se um dos nossos genitores tiver o transtorno de personalidade narcisista. É necessário enfatizar que o narcisismo é um transtorno de personalidade como a psicopatia para que fique bem claro que não se trata de uma doença mental como a depressão, ansiedade ou transtorno bipolar. E devemos aceitar desde já que, sendo o narcisismo um transtorno de personalidade, ele não tem cura. Os filhos de pais narcisistas sofrem durante anos esperando amor desses pais, que adoram nos massacrar, dando-nos a entender que nunca seremos bons o bastante e são tóxicos e abusivos ao extremo, negligenciando nossas necessidades emocionais e nos maltratando com frequência por puro prazer. Muitos pais narcisistas riem ao fazer os filhos chorarem. Vale salientar que todos os pais narcisistas são tóxicos, mas nem todos os pais tóxicos são narcisistas e que há diversos tipos de pessoas abusivas que nos fazem viver em um ambiente familiar doentio.
Uma filha de um pai narcisista era frequentemente chamada de burra, gorda e incapaz e o pai sempre usava a justificativa de que fazia aquilo para o bem dela, pois uma pessoa só aprendia e se corrigia quando era criticada. Mas uma coisa é você criticar, outra é humilhar e diminuir. E, com certeza, você não vai fazer uma pessoa evoluir se você a faz entender o tempo todo que ela é naturalmente incapaz de fazer bem qualquer coisa e jamais será alguém na vida. O pai dessa moça também falava que ela devia ficar solteira e não namorar para cuidar da casa e dos pais na velhice deles e o pai nunca a ajudou quando ela sofria bullying na escola, dizendo que a perseguiam por ela ser idiota. Hoje, ela reconhece que o pai é narcisista e entende que passou anos almejando algo que nunca terá: o amor do pai. Como vemos, temos que aceitar a verdade por mais que ela doa.
Caso você reconheça em seu pai ou sua mãe traços de narcisismo, entenda que o fato dele ou dela sempre ter lhe maltratado não é sua culpa. Não há nada de errado com você. Talvez você esteja com a autoestima destruída de tanto que seu pai ou mãe colocou na sua cabeça que você é incapaz, tapado e estúpido, mas trate de se conscientizar de que você é tão capaz quanto qualquer pessoa e que tem todo o direito de ser feliz e de receber amor.