HOMOFOBIA.
Você se considera uma pessoa homofóbica? Bem, há quatro palavras atualmente que inevitavelmente geram polêmicas. São elas: Aborto, política, racismo e homossexualismo. Das quatro, a que mais, a meu ver, gera desconforto e calorosos debates sem sombra de dúvidas é a da homossexualidade. É inegável que o movimento LGBTqia+ vem ao longo dos anos ganhando força e voz cada vez mais.
Do início dos anos 2000 para cá, não só artistas, cantores e intelectuais, mas tbm políticos e grandes marcas empresariais aderiram a causa. Uns por convicções filosóficas, ideológica ou causa própria, outros por interesses políticos e econômicos já que pessoas LGBTs são potenciais consumidoras.
Fato é que o homossexualismo embora sempre tenha existido na história da humanidade (há relatos de antigas culturas com pessoas homossexuais) atualmente chama bastante atenção mesmo sendo considerada causa das "minorias," pela alta lucratividade, visibilidade e influência na sociedade que exercem.
No entanto, em um mundo de pluralidade de ideias nem todos obviamente concordam com tais práticas se escorando principalmente em questões religiosas. É aí que o "caldo entorna" e as confusões começam. Vejam:
A maioria das tradições religiosas do cristianismo, islamismo e judaísmo (citando às três maiores do mundo) vêem na homossexualidade algo contrário a Deus (sim, cada uma tem sua visão particular de Deus, mas a discussão não é essa). Assim, de um lado temos aquelas pessoas que querem viver suas sexualidades do jeito que acharem melhor. Do outro, as que querem ter o direito de não concordar com tais experiências sexuais.
Como haver, portanto, minimamente o respeito e o direito constitucional que ambos têm de expressar suas visões tanto no âmbito privado quanto no público? Simplesmente se respeitando seria a resposta mais óbvia.
Só que infelizmente não é tão simples assim já que cada grupo quer enfiar goela abaixo suas crenças de mundo.
Por exemplo: Os que defendem a causa homoafetiva (sem generalizar) geralmente usam toda narrativa da homofobia para atacar quem não segue suas cartilhas. Assim, não aderir a causa ou ser contrário a ela automaticamente já é ser taxado de homofóbico. Estão errados! Os religiosos por sua vez (sem generalizar) tendem a ser contrários não na base do diálogo, mas sim do preconceito e por vezes do ódio. Tbm estão errados!🤷♂️