História da Sessão São Paulo da UBT (Capítulos 1, 2 e 3)
Autoria desconhecida
Primeiro Capítulo
A História da UBT São Paulo passa gloriosamente pela biografia de seus pioneiros.
Ao chegar a São Paulo onde passou a residir, o Trovador Izo Goldman procurou contato com o núcleo existente por motivação das andanças de Luiz Otávio pelo Brasil, formando grupos, delegacias e seções de Trova.
Nesse período a situação de São Paulo encontrava-se totalmente desestimulante, reduzida a dois Trovadores, uma pequena delegacia. Após ingentes esforços, foi realizada a primeira Reunião documentada em Ata, reunindo cerca de 20 pessoas presentes. A esta reunião seguiram-se até hoje mensalmente 280 lavradas em ata e publicadas. A Reunião foi realizada em 16/12/1978 à rua Augusta 453, apto 82, residência do Trovador na época. Ambiente alegre, com rodadas de Trovas e entrega de medalhas e diplomas, na qual ficaram acertados os seguintes pontos: a) Anuidade da UBT São Paulo; b) Estrutura e periodicidade do INFORMATIVO que no início era encaminhado apenas aos associados. c) Seria feito um trabalho de divulgação. d) Seria enviado um questionário para que todos avaliassem e fizessem sugestões, ideias da maioria.
No texto da Ata - e todas as Reuniões foram lavradas e se acham registradas no acervo da UBT São Paulo - existem nomes que deixam saudades: os Trovadores Fernando Costa, Paulo Fraletti, Maria Luiza M. Campos, Sara Mariany Kanter.
Na Reunião seguinte a UBT São Paulo passaria de delegacia a seção por obra e arte de seu presidente Izo Goldman - mas isso fica para o próximo "História".
Em tempo... e como escorre o tempo!
Na Galeria de fotos ilustra após 50 anos, o momento em que Izo Goldman preside a entronização da imagem por ele doada, de São Francisco de Assis, padroeiro da Trova no Recanto da Trova, espaço oficial da municipalidade de Nova Friburga, RJ.
Segundo Capítulo
De 16 de dezembro a 11 de agosto de 1979, dedicou-se Izo a firmar a Delegacia de São Paulo, entrando em contato constante com a Presidente Regional da UBT, Carolina Ramos e o Presidente Estadual da UBT Dias Monteiro de Taubaté - SP e com Augusto Rittes, Delegado da UBT Atibaia - SP, os quais eram convidados frequentes às reuniões em São Paulo.
Tendo alcançado o número de 20 associados, era hora da Delegacia ser transformada em Seção. As reuniões transcorriam em meio a grande entusiasmo, com os resultados de Concursos de Trovas e entrega de troféus e diplomas. Nesta época foi iniciado contato com Portugal e os trovadores participaram do 1º Concurso Nacional de Trovas "Portugal Nosso Mundo". Assim foi firmada a existência da Seção em 1979, ano em que o INFORMATIVO já começa a ser distribuido entre os associados com regularidade mensal e confecção muito simples em mimeógrafo caseiro, sob responsabilidade de Izo Goldman. Na reunião de 10 de novembro de 1979 ficou extinta a Delegacia e surge a Seção São Paulo - SP. Foi efetuada a eleição da primeira diretoria, assim constituida:
Presidente: Izo Goldman
Vice-Precidências:
Administração: Maristela Giorgi
Cultura: Regina Mellilo
Finanças: Cipriano Ferreira Gomes
Relações Públicas: Clovis Maia
Suplente de Vice-Presidência: Geraldo Pimenta
Conselho Municipal: Marina Tritânico, Vera Campos Ferrão e Walter Francini
Suplentes: Maria Tereza G. Noronha, Marilita Pozzoli e Nair Palamino
Secretaria: Sara Mariany Kanter
Biblioteca: Alice Bueno de Oliveira
Obs.: Os dois últimos cargos foram criados pela diretoria que também cuidou de designar assessoria para as vice-presidências: Lia Campos Ferreira e Fernando Costa.
Portanto a data de comemoração da Seção São Paulo da UBT é 10 de novembro 1979. Ressalte-se que houve anteriormente um período tentativo de sua constituição, o qual porem não vingou. Entretanto deve-se ressaltar a presença de Claudio de Cápua deste o primeiro período tentativo. Este Trovador pertence hoje à UBT Santos - SP e é Editor de inúmeros livros de Trova e Poesia entre os poetas do movimento.
Terceiro Capítulo
Ainda estamos no ano de 1979 e as reuniões seguem regularmente com a presença de 30 a 40 Trovadores e convidados. Comparecem também os Trovadores do interior do Estado de São Paulo os quais também estão instalando as suas Delegacias e Seções: Dais Monteiro da UBT Taubaté, a Presidente Estadual Carolina Ramos e Augusto Rittes, Delegado da UBT Atibaia. Nestas reuniões são entregues troféus e diplomas e lidas as Trovas premiadas em algumas, a palestras interessantes como a de Walter Francine que fez um exposição sobre o Esperanto e dizendo inclussive trovas nessa lingua. Na reunião costumam ser leiloados os mimos ofertados pelos Trovadores: Claudio de Capua oferece uma pintura a oléo. Não só na residência de Izo Goldman e Sara Mariany Kanter são realizadas as reuniões. Também na residência de Glovis Maia algumas reuniões do ano de 79 são realizadas. Por exemplo é expressiva a reunião de 27/11/79, onde são conhecidos os símbolos da UBT como o Hino dos Trovadores, a Bandeira e o Logotipo oficial. A bibliotecária Alice Bueno faz relatos dos livros recebidos dando conta do acervo.
(Continua)
_____
Nota
Este texto foi extraído do site da antiga Seção São Paulo, mantido e editado pela trovadora Selma Patti Spinelli e hospedado no Wix através do endereço - https://mynoro.wixsite.com/ubt-sp e não consta data de publicação.
Data da transcrição - 22/05/2022