LUTAMOS PARA EVOLUIR E NÃO PODEMOS ALIMENTAR ÓDIO
Assumir lutas em defesa dos trabalhadores, dos negros, dos índios, de uma literatura entranhada em conceitos de liberdade de expressão e sem ódios, inclusive defender liberdade de culto acaba atraindo ódio, preconceito e até perseguição, inclusive dentro de organizações dos próprios trabalhadores e de partidos, que em tese deveriam defender pessoas que se expõem nessas lutas...
Não é só a direita reacionária, os nazifascistas e racistas que nos atacam nessas lutas, existem pessoas infiltradas nessas organizações e partidos, ditos populares que são perseguidoras e não aceitam as pessoas simples que tem visão clara de mundo. ( Cabe observar que até integrantes de partidos da base da ditadura, após 1985 e até antes vieram fazer parte de partidos de esquerda, isso é público ) Nem todos integrantes de partidos vieram de origem ideológica socialista, comunista ou progressista. É preciso entender e compreender isso.
Em mais de cinquenta anos envolvido em diversas lutas populares, sindicatos de trabalhadores, partidos ditos populares e até partidos ditos " cristãos" vivi na péle a realidade e as consequências de " por a cara pra bater de verdade" , Perdi várias carreiras públicas, sofri transferências punitivas, fui agredido fisicamente, tentaram atirar em mim três vezes, fui cassado e muitas vezes sofri difamações violentas, ou seja, conheço o preconceito, o ódio e maldades não só dos livros e literatura brilhante que, através de grandes poetas, filósofos e escritores mostram essa face da humanidade que , infelizmente é real.
Como Deputado Federal por quase dois anos em Brasília, atuei na Comissão da Amazônia, Meio Ambiente e na Comissão de Igualdade Racial, ali sobrevivi porque tive apoio de um grande escritor e lutador anti Racismo chamado Professor Edson Cardoso, um doutor em linguística baiano de grande humildade e sabedoria, as vezes quis me rebelar com radicalidade contra o Racismo e outras maldades humanas, o doutor me falava, Manoel Vitório tenha muita serenidade, as vezes, tudo que estas pessoas querem é que percamos a paciência.
Hoje, apesar de estar afastado dessas lutas na frente de combate, por razões até complexas de explicar, contínuo escrevendo pensamentos, poesias e colocando claramente minhas posições abertamente contra racismo e preconceitos.
Sou grato a todos, que me escrevem, comentam meus textos e até os amigos que me dizem: "...Por tudo que vi de suas lutas, é um milagre que esteja vivo...".
Fico muito feliz, pois a maioria das pessoas que lêem meus textos e comentam minha vida, falam bem, elogiam e até valorizam minhas poesias e apontam coisas boas... mais de 90% são pessoas que falam coisas boas e até elogiam meus textos no Brasil todo, mas óbvio que recebo também Palavras de ódios e ataques de uma minoria...Mas ...isso faz parte da vida e do mundo.
Que a Luz e Deus esteja com as boas pessoas e amigos e que Deus ajude a evoluir os que me odeiam e até falam mal de Manoel Vitório. Não PODEMOS devolver ódio a quem já tem isso e outros sentimentos ruins , na minha Idade e com meu pouco saber, só posso Desejar que evoluam e sejam felizes.