VOCÊ CONFIA NAS PESSOAS?
"Não confio nas pessoas." "Confio bem mais no meu cachorro, gato ou papagaio do que nos seres humanos." Ou: "Confio em mim e só em Deus," são expressões bastante comuns de se ouvir ou de se falar por aí.
Gente assim costuma dizer que ninguém é digno da sua confiança. No entanto, este tipo de fala geralmente revela duas coisas: 1° Hipocrisia/prepotência e decepção.
Hipocrisia/prepotência porque quem as fala é ser humano tbm, por isso, se não tiver se incluindo está sendo hipócrita por se achar melhor que os outros (uma espécie de "paladinos do bem.")
Também revela decepção porque certamente são falas de pessoas que por algum motivo na vida se decepcionaram com alguém. Uma traição, briga, um abandono, etc, geralmente são as possíveis causas.
Mas a verdade é que é impossível viver sem confiar. Por mais decepcionante que as pessoas sejam (e todos nós uns mais e outros menos decepcionamos alguém) ninguém consegue não confiar em ninguém.
O que muitos confundem é confiança com esperança e espectativas últimas, isso de fato não se pode ter mesmo.
Porque a esperança/espectativas últimas visam colocar o outro (a) em um pedestal a ponto de quase idolatra-lo. Só que todo ídolo cedo ou tarde irá decepcionar porque são humanos.
É justamente nesse momento que muitos passam a não confiar. Porém, um mundo sem a mínima confiança seria insustentável e inabitável.
Ninguém, por exemplo, comeria em um restaurante, viajaria de avião, iria ao hospital, andaria de ônibus, tomaria café na padaria, etc, porque não teria como saber se o restaurante estaria ou não contaminado, se o piloto iria ou não apertar outro botão para cair o avião, e por aí vai. Confiança e, portanto, um risco inevitável!
E por isso, que não se deve deixar de confiar. Só não diga para ninguém: "Com você jamais irei me decepcionar!"