QUANDO CHEGAREMOS AO AO GRAU DE CIVILIDADE DA EUROPA?
Muitos intelectuais brasileiros já fizeram critas a outros intelectuais nacionais porque esses defendiam a Europa civilizada em contraste com o Brasil que era atrasado, subdesenvolvido. Precisamente o seu povo e sua cultura. Os que eram contra essa glorificação da civilização europeia argumentavam que a Europa tinha outros problemas que ficava encoberto pelos admiradores dos europeus. Enfim, essa polêmica se estendeu por muito tempo.
Sim, o Brasil tem suas virtudes ninguém contesta, contudo, não me venha comparar o grau de civilidade em se tratando de comportamento entre o Brasil e a Europa que infelizmente nosso país perde feio. No que concerne aos nossos governantes temos o que merecemos. Diante dessa situação a consequência já é esperada, a
umaducação pública desrepeitosa oferecida ao povo brasileiro.
Tenho plena convicção que o brasileiro é mal educado, descortes.
Falo isso ao assistir pela televisão varias partidas de futebol onde o arbítrio de futebol pede um minuto de silêncio e o barulho da torcida é desconcertante. No ano passado várias e varias vezes os arbítrios de futebol davam um minuto de silêncio em respeito aos mortos da pandemia, e a batucada continuava, e outros barulhos. Até os proprios jogadores não se portam como deveriam. O mais recente minuto de silêncio foi pela morte de Pelé, o comportamento foi o mesmo.
Enquanto que na Europa os arbítrios pedem um minuto de silêncio, o estadio é uma calmaria. Isso se chama de educação, respeito, civilidade.