COMO ERA VIVER DÉCADAS ATRÁS
Viver décadas atrás
Nao era facil, o meio
De transporte era
Difícil, precário,
Os meios de comunicação era
Restrito.
O sistema de saúde
Público era restrito a 30 milhões de brasileiros.
Mas ao mesmo tempo "havia disciplina e ordem e a escola era organizada. Se faltasse uma lâmpada, os alunos se cotizavam para comprar. Os livros e a farda eram pagos pelas famílias. Pagava-se uma taxa para manutenção da escola, quem não tinha condições não pagava.
O diretor geralmente bancava muita coisa do seu dinheiro. Existia biblioteca com livros bons (...)
Vale lembrar que para passar do primário ao ginásio havia um exame a fazer.O exame de admissão.
Havia muita cooperação entre os colegas nos estudos, era comum estudarem juntos nas suas casas. Estudavam também na escola (...)
No inicio dos anos 70, ainda havia banca examinadora para a cátedra do "professor tal" ou cadeira de latim.
Bem, os tempos mudaram a ciência evoluiu, o sistema de saúde foi ampliado a população através do SUS, os meios de comunicação foi facilitado a quase todas pessoas. Aumentou consideravelmente o número de escolas, todos os brasileiros podem se matricular em qualquer escola pública.
Em nome da facilitação do ensino as camadas mais empobrecidas afrouxaram as leis, as regras, facilitando assim a mudança de séries tanto do ensino fundamental e do médio.
Entenderam que seria muito melhor deixar os estudantes analfabetos funcionais do que investirem com seriedade na educação pública.
Sim, não restam dúvidas que em termos de qualidade de vida se progrediu em demasia. Em contrapartida, a qualidade dos valores morais, as relações interpessoais jogaram no esgoto.