VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL
Ética e moral são conceitos distintos, porém muito confundidos.
Ética é conceito teórico. Moral é ato prático.
Apesar de ser termo usual no vocabulário comum, Ética é um dos ramos da filosofia e, portanto uma ciência. Já a moral é um ato praticado por um ser humano sobre outro.
Toda socidade, em sua cultura, em dado momento histórico, possui valores, práticas e costumes que a definem, elementos esses que divergem de acordo com os povos, regiões, culturas, dentre outros.
Vivemos em sociedade. Portanto, estamos sempre nos relacionando com outras pessoas, e esses valores, costumes, etc., são definidos com o intuido de que possamos conviver da forma mais equilibrada, respeitosa e benéfica possível.
A moral é justamente o sistema regulatória dessas práticas sociais. É um tipo de ato humano, consciente e voluntário de indivíduos que afetam outros indivíduos negativa ou positivamente. Ela pode ser caracterizada de três maneiras:
1. Ato MORAL – um indivíduo age sobre o outro afetando-o positivamente.
2. Ato IMORAL - um indivíduo age sobre o outro afetando-o negativamente.
3. Ato AMORAL – ato neutro. (ir ao cinema, atravessar a rua, etc.)
A Ética, por sua vez, é a ciência que estuda, compreende e em alguns casos, define, os valores, práticas, hábitos dentre outros, a determinado grupo específico de indivíduos.
Na contemporâneidade, o campo da ética assumiu esferas diversas, com suas próprias especifidades, teorias, metodos, etc, afim de deliberarem, de forma racional, as melhores práticas, condutas e valores, de modo a garantirem os interesses fundamentais e práticas essencias ao bem da maioria do grupo de cada área específica em que atuam. Temos, por exemplo:
- ÉTICA APLICADA – analisam situações específicas, atípicas.
- ÉTICA PROFISSIONAL – trata das diversas profissoes, estando de acordo com cada área profissional
- ECOÉTICA – trata da relação entre o ser humano e a natureza.
Dentre outros.
Portanto, quando dizemos que uma pessoa está sendo anti-ética, o correto é dizer que ela está sendo imoral. Uma vez que a ética, apesar de estar intrinsecamente ligada à moral, ela não é ato que fere convenções, e sim teoria que estuda tais atos.
Em próximo artigo, irei tratar da degradação ética e moral da sociedade contemporânea.