Duas verdades inconvenientes em uma: sobre criatividade e racionalidade

Ao contrário do que muitos pensam, não é todo mundo que tem potencial para se tornar um gênio ou desenvolver suas capacidades criativas ao máximo. E o mesmo em relação à racionalidade, se não é todo mundo que consegue alcançar e manter um mesmo nível de discernimento intelectual e moral.

Na verdade, apenas uma minoria de seres humanos que têm alcançado o nível de gênio, especialmente nas ciências e nas artes. Pois não é apenas uma questão de ter oportunidades para poder desenvolver capacidades criativas, mas primeiro de tudo de descobrir que tem um potencial e, no caso da genialidade, de descobrir um grande potencial. Geralmente, os mais criativos já começam, desde cedo, a expressá-las em suas áreas de maior interesse, sugerindo que não precisam estritamente de incentivos ou gatilhos externos.

Já quanto à capacidade racional, o mesmo pensamento conclusivo sobre crença ou expectativa de potencial universal e uma realidade bem contrastante, de diferenças mais profundas e constantes de potencial de desenvolvimento desta capacidade entre indivíduos e grupos humanos e com predomínio dos níveis medianos e inferiores; se tem sido a regra para a maioria dos seres humanos filtrar por fatos, verdades e/ou narrativas que consideram pessoalmente convenientes do que estarem sempre pensando de maneira imparcial e objetiva, isto é, com justiça.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 17/11/2022
Reeditado em 17/11/2022
Código do texto: T7651796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.