Remando contra maré
Nesses tempos de discursos ideológicos extremistas, falta de empatia, embates preconceituosos e retrocessos penso que temos de rever constantemente nossos verdadeiros valores. Ter opiniao é importante, mas ela não pode estar divorciada do bom caráter. O caráter, os valores éticos e morais são reflexos de nossas atitudes. De nada adianta termos talentos e simpatia, se somos arrogantes, egoístas, achando-se donos da verdade, pregando uma coisa e vivendo outra. A integridade e o respeito aos nossos semelhantes é o que ratifica uma pessoa de boa índole.
Certo dia li que de nada adianta se dizer cristão e não ter caráter, pois se assemelha a um pneu sem câmara quando fura: ele vai vazando lentamente até chegar ao colapso. Quantos já vivem num colapso e não perceberam ainda, ou melhor, já se acostumaram viver no colapso do caráter. Existe uma passagem bíblica que diz: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência”.
Tenho dito que caráter não se consegue num culto, numa missa ou de um dia para outro. Caráter se consegue através do desenvolvimento da verdade implantada dentro de nós.
A falta de caráter compromete nossos relacionamentos que com o tempo nos remete a uma viagem em um mundo de isolamento e rejeição que muitas vezes não tem retorno em nossas vidas, fazendo que o futuro seja amargo por conta desse comportamento incoerente.
Vocês provavelmente ficaram estarrecidos diante de acontecimentos lamentáveis onde se vê claramente a propagação de ódio invonlutário por parte da sociedade tomada pela ira por motivaçoes ideológicas que se assemelham as práticas absolutistas e ditatoriais em detrimento a um posicionamento diferente que as mesmas acreditam.
Então pergunto: Que mundo é esse que elas acreditam?
Um mundo de extinção da diversidade e da democracia, um mundo de uma só opinião, um mundo que a essência humana deixe de existir e viremos máquinas de reprodução alienadas?
Se as divergências de opiniões e pensamentos desaparecessem amanhã, o mundo jamais continuaria a evoluir.
Podemos ter opiniões e crenças que não se assemelhem, mas quem compreende a evolução, sabe que ela é fruto dessa pluralidade, e se não houvessem essa multiplicidade, questionamentos e ideais dissemelhantes, nós, seres humanos não estaríamos aqui hoje vivendo da forma que estamos.
Não podemos praticar liberdade com intolerância e insulto porque assim nunca teremos credibilidade e autonomia para nos manifestarmos.
Necessitamos que nossas atitudes estejam voltadas para um progresso coletivo e com propostas que sejam amplamente discutidas com amistosidade para chegarmos a um consenso que abrigue a todos e não somente alguns, e seguramente, isso alanvancará nosso desenvolvimento, nosso progresso e crescimento sócio-cultural.
O pensamento que devemos adotar é de acato e preservação de pilares da democracia em prol de toda comunidade, que tem fundamentos que implicam em direitos e deveres que foram estabelecidos e legitimados pelo povo. É imprescindível e necessário que rememos contra essa maré que insiste em sabotar nossa esperança de velejar em mares calmos e límpidos, caso contrário iremos todos embarcar em uma canoa furada.
Inté procês....