PESQUISA DE OPINIÃO
Prólogo
Pesquisa de opinião, é também conhecida como sondagem. A pesquisa de opinião é um levantamento estatístico com amostra específica da opinião pública.
Ela indica as opiniões de uma determinada população analisada, através de perguntas para uma fatia deste grupo e extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança. – (Nota deste Autor).
MINHA PESQUISA DE OPINIÃO
A opinião pública pode ser definida como sendo as atitudes, os desejos, os pensamentos da maioria das pessoas.
É a opinião coletiva das pessoas de uma sociedade ou país com relação a um assunto ou problema. Ela é dinâmica, influenciável e multifacetada. E ela é complexa de ser medida.
Mas neste texto quero escrever sobre uma pesquisa de opinião feita exclusivamente por mim! Para isso escolhi pessoas simples do Bairro onde eu resido.
Para esse trabalho – MINHA PESQUISA DE OPINIÃO – eu fiz a seguinte pergunta citando algumas características dos candidatos:
Entre dois candidatos a uma vaga na administração pública um não tem formação de estadista, é grosseiro e mal-educado, mas não é corrupto nem ladrão.
O outro candidato, além de ser semianalfabeto foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em três instâncias da justiça. Quem o senhor (a) escolheria para o cargo?
AMOSTRA COM VINTE ENTREVISTADOS
Minha pesquisa de opinião foi feita com uma amostra de apenas 20 (vinte) pessoas. E eis o resultado:
14 entrevistados disseram que escolheriam o candidato sem formação de estadista, grosseiro e mal-educado. Explicaram suas escolhas alegando que o escolhido seria menos danoso à sociedade e à nação como um todo;
03 entrevistados disseram que escolheriam o candidato condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em três instâncias da justiça. Explicaram suas opções dizendo: “se o condenado não estava preso” é pelo fato de ele ser inocente;
03 entrevistados disseram que ambos os candidatos não estão preparados para o cargo e por isso se omitiram em fazer uma escolha.
Entre os que responderam a minha pesquisa alguns me perguntaram diretamente: "O Lula é o ladrão?" – E eu respondia respeitoso: – Não citei isso e gostaria que não citasse o nome de nenhum dos dois candidatos.
Apenas gostaria que o senhor (a) respondesse qual dos dois é o seu escolhido para o cargo na administração pública segundo o seu entendimento.
CONCLUSÃO
Pela pergunta que me fizeram alguns dos entrevistados: "O Lula é o ladrão?" faço uma dedução lógica respeitando a inteligência e discernimento dos eleitores. Todos sabem quem é quem nesse pleito de 30 de outubro de 2022!
Portanto, qualquer dos dois candidatos que for o escolhido será cobrado com muito rigor por suas promessas de campanha.
Os mais antigos dizem: “O criminoso sempre retorna à cena do crime”. Esse é o meu maior receio!
Espero que as Forças Armadas não necessitem se apoiarem no artigo 142, da CF/1988, para pôr o dístico “Ordem e Progresso” em evidência.