FUNDOS DE INVESTIMENTOS

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Fundos de investimentos é uma maneira que a pessoa que adere, AUTORIZA alguém de outro lado tirar dinheiro de sua conta (normalmente bancária) e aplicar em algum lugar que você nem sabe onde é.

O aplicador, normalmente o seu Banco que você autoriza DEBITAR dinheiro de sua conta bancária e aplicar um fundo, que o banco próprio escolheu.

O banco ao escolher montar um fundo escolhe algumas empresas, negocia com as mesmas a compra de suas ações, ou debentures (um tipo de empréstimo), onde está empresa concorda em pagar para o banco uma taxa de remuneração pelo investimento feito, para poder participar do fundo formado.

Quando se fala FUNDOS é porque não é investimento em uma única empresa, é feito um investimento em um grupo de empresa.

Não podemos esquecer que fundos são empresas com CNPJ, com capacidade escrita de capitação e aplicação de dinheiro de pessoa AUTORIZADA, ou seja monto uma empresa de investimento, capto cliente que me autoriza a investir seu dinheiro, e negociar com empresas listada na bolsa de valores normalmente, empresas SA. de capital aberto, contato-as e combino com as mesmas que as colocarei em meu fundo de ações, para captar recursos financeiros para a mesma mediante remuneração, podendo esta ser uma forma de colocar a empresa no meu portifólio de investimento, ou ainda comprar ações da mesma disponível na bolsa de valor.

Os bancos têm facilidades de criar fundos de investimentos, porque já tem o dinheiro para ser aplicado.

Contudo pessoas do mercado financeiro, também conseguem elaborar empresas de investimentos e criar fundos para captar recursos e investir nos mesmos.

A mágica do caso Madoff (Pierre Moreau) quinta-feira, 20 de maio de 2021Atualizado às 09:34. Com o anúncio da morte de Bernard Madoff (82 anos), acompanhamos em muitos países do mundo, inclusive no Brasil, reportagens e bons artigos sobre as artimanhas do esquema que lesou renomados indivíduos e fundações por todo o planeta, calculando um prejuízo estimado de 65 bilhões de dólares (17,5 bilhões confirmados).Epa! Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/coluna/migalha-do-saber/345817/a-magica-do-caso-madoff.

Por quase 20 anos, com uma carteira de mais de 3 (três) milhões de investidores, até a família real da Inglaterra e muitos outros famosos.

Apesar de todos afirmarem que se tratava de um esquema “ponzi” (uma pirâmide, na verdade não começou com pirâmide, ninguém planeja uma pirâmide por vinte anos, ninguém consegue manter uma pirâmide por vinte anos.

Na verdade, era UM FUNDO DE INVESTIMENTO, que em algum momento para não falir resolveu se desviar da função e continuou oferecendo vantagens impossível para então implodir como pirâmide.

Não estou dizendo que todo fundo de investimento será uma pirâmide um dia, mas o caso “Madof”, também não era a meu ver, era um empresa que se manteve no mercado por vinte anos e por desvio de função no final, acabou se tornando um sistema “PONZI”(pirâmide).

Dificilmente um grande banco, se tornará um caso “Madof”, pois as aplicações em fundo dele, é apenas uma parte pequena do seu movimento diário, está o grande banco ancorado em atividades bancários outras; mas isto não quer dizer que os bancos também não administram carteiras ou fundos perniciosos que nunca geram lucros aos clientes das contas correntes que são desviadas no dia a dia para fundos de aplicação que nada ganham com estes desvios.

Com certeza os bancos ganham alguma coisa com isto e inclusive conseguem pulverizar os prejuízos entres os correntistas das más aplicações que não resultarem em lucro, que com certeza nunca vem aos correntistas.

Aliás “Madof”, se assemelha a um grande banco, que ficou no mercado financeiro por vinte anos, com uma carteira de três milhões de clientes, com uma carteira que se perdeu de mais de sessenta e cinco bilhões de dólares, mais de trezentos bilhões de reais, movimento semelhantes aos maiores bancos do mundo, única diferença que os bancos têm outras atividades, que não só as carteiras de investimentos 15/10/22

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 15/10/2022
Código do texto: T7627918
Classificação de conteúdo: seguro