O SABIA POC OU O SABIA LARANJEIRA

O SABIA POC OU O SABIA LARANJEIRA

O sabiá, tem um canto característico, alongado, quando começa, vai alongando como se o folego nunca lhe acabasse, vai assoviando por quase centena de segundos e logo após parar começa de novo.

O seu repicado só é característicos de sua espécie, e quando começam cantar por horas.

Interessante que o começo é sempre uma hora antes do dia começar a clarear e quando o sol chega, está na hora de descansar o folego de tanto soprar e repicar.

Tenho a felicidade de morar junto a praça “recanto dos pássaros” no Jardim América, que apesar de estar bem junto ao centro da cidade, concentrar uma quantidade enorme de pássaro de várias espécies, inclusive é logico as espécies de sabiá citadas.

É uma praça, que contêm uma raia, um caminho que serpenteia margeando as ruas laterais com um comprimento ou perímetro aproximado de um quilometro, o que podemos entender se tratar de uma área de mata em torno de sessenta mil metros quadrados

É certo que além dos recursos naturais da mata que abriga e alimenta os pássaros possui uma grande nascente que vem formar um lago na parte mais baixa, o que propiciar a água para o alimento dos bichos que por ali passam a noite.

Como dizia, o cantar começa uma hora antes do amanhecer, são as primeiras aves pássaros a começar a cantar na mata vizinha de minha casa, e como sempre tenho atividade matutina, sempre me levantei antes do sol para trabalhar em São Paulo, em Registro, em Cachoeira Paulista, ou nos meus processos ou projetos, ou ainda nas minhas saídas de viagem, este horário é perfeito, já estou acordado aguardando o alarme do horário que falta uma hora para amanhecer.

É logico, que nem sempre estou acordado, há aquelas noites que estou mais cansado e vou dormir mais tarde do que o normal por um ou outro motivo, de qualquer forma durmo pouco, mesmo indo dormir tarde, quase sempre este horário é um horário bom para eu começar meu dia, já estou pronto, descansado de uma boa noite de sono.

A madrugada começa com certeza com as espécies de sabiá, mas logo em seguida, outros pássaros de outras espécies começam as algazarras, e o barulho severo quase sempre terminam com as maritacas que começam logo após o amanhecer e por mais de uma hora conseguem se comunicar uma com as outras junto ao muro e coqueiros de minha rua, que não estão distantes da praça “recanto das Aves ou dos pássaros”.

O canto das sabias no silencio da madrugada com seu agudo é ouvido há mais de quilometro de distância, muitas vezes elas estão longe, mas mesmo assim é perfeitamente ouvivel os cantos das mesmas, que normalmente são várias em várias direções, um canta lá, outra responde cá, e lá do outro lado, quase sempre são de duas a cinco sabiás se conversando, avisando que o dia está próximo a clarear

Muitas pessoas, principalmente quando mais idosas ou com mais idade, ficam com sono mais curto e mais sensível a estes sons de pássaros, me lembra de uma dia, que quando passavam dias em Bragança Paulista, reclamavam, que os pássaros eram insuportável, não permitiam dormir de madrugada e na parte da manhã, contudo a maioria e eu mesmo não me incomodo com estas musicas matinais, com estes alertas das passaradas que indicam que o dia está começando.

Não são todos que tem este privilégio de ouvi-las, ou poque precisam dormir até mais tarde ou porque estão longe o suficiente para que o canto das mesmas não chegue aos ouvidos mesmo que acordados.

Sou uma pessoa privilegiada, tenho bons ouvidos, e tenho estes cantares da madrugada para alegrar meu começo de dia. 09.10.22

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 09/10/2022
Código do texto: T7623448
Classificação de conteúdo: seguro