SOBRE AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO DE 2022 – PARTE 1

Prólogo

OBSERVAÇÃO: Depois de haver publicado meu texto, de Brasília, DF, recebi um telefonema de um major amigo que, ao ler meu artigo, disse:

"Particione esse seu excelente trabalho em duas ou três partes. Ficou demasiado longo. Faço essa respeitosa observação pela certeza de que no dia 30/10/2022 você irá escrever algo sobre os resultados finais". – (Sic).

EM ATENÇÃO AO DILETO ARTILHEIRO PARTICIONEI ESTE TEXTO

“cada povo tem o governo que merece” – (Sic).

A frase, do eminente jurista Rui Barbosa, generaliza a desídia de uma sociedade de memória fraca.

Entretanto, em nome da paz e harmonia social, o respeito às escolhas dos eleitores deverá ser acatado. – (Nota deste Autor).

ACONTECEU COMIGO

Hoje, 03/10/2022, pela manhã, fui fazer minha costumeira caminhada na Avenida Juscelino Kubitschek. Em uma bicicleta um cidadão passou por mim, bem devagar, e disse: “Tomara que o Lula ganhe”. – (Sic).

Ele pedalou mais rápido e olhou para trás. Certamente esperava uma reação minha às suas palavras. Em silêncio levantei os dois polegares num gesto de concordância com o direito dele de expressar uma opinião.

Entendo que é assim que toda a sociedade deveria se comportar. O não reagir a uma suposta e/ou imaginária provocação é um ato de civilidade e educação.

Aquele homem simples não compreenderia, na ocasião, a possibilidade de receber de volta um xingamento grosseiro, de minha parte, por um motivo banal. Frustrei a expectativa dele!

Depois disso seguimos nossos caminhos. O meu respeito prevaleceu e deverá prevalecer sempre em prol da harmonia social.

OS ESQUECIMENTOS SOCIAIS

Basta uma desgraça hoje para apagar completamente um rumoroso escândalo ocorrido ontem. É assim que caminha a sociedade indolente para seu destino desconhecido e fatal.

É a briga de foice num corredor estreito e escuro, símbolo da polarização política, que mantém as pessoas indiferentes, excitadas, ensandecidas, distraídas e esquecidas.

Não faz muito tempo... Em 2018 o candidato a Vice-Presidente Alckmin, neste ano de 2022, era um adversário ferrenho do condenado Lula.

PALAVRAS DO ALCKMIN EM 2018

"Não existe a menor chance de aliança com o PT. Vou disputar e vencer o segundo turno, para recuperar os empregos que eles destruíram saqueando o Brasil. Jamais terão meu apoio para voltar à cena do crime.” – (SIC).

Eles, Lula e Alckmin, voltaram de mãos dadas à cena do crime! Isso pode? Pode! Não devemos esquecer que os semelhantes facilmente se congregam.

Aqui, em Campina Grande, Paraíba, um menino aprendiz de político, de fala bonita, mansa e educada, atrasou salários dos servidores e deixou lixo nas ruas da cidade quando foi prefeito em 2011.

Ah! Certamente houve um motivo explicável para esse "tiro no pé" ou suicídio político como diziam outros.

A DESÍDIA CONSIDERADA IRRELEVANTE

Os eleitores fiéis esqueceram essa desídia irrelevante e em 2014 o menino, hoje escolado, foi o mais votado em todo o estado da Paraíba e o mais votado em Campina Grande para o cargo de deputado federal.

Desde 1º de fevereiro de 2019 o menino prodígio é senador pela Paraíba. É isso o que o povo quer. É disso que o povo gosta! Ora, se é a decisão do povo... Por que não a respeitar? Isso é democracia!

Sem nenhum deboche gosto desse menino determinado. Hoje senador pelo voto do povo ele se descaracterizou. Ficou mais sério! Cortou os longos cabelos para parecer mais jovem ainda. Aplaudi essa metamorfose física.

OS ADMIRADORES DE ONTEM HOJE SÃO ADVERSÁRIOS

Até há pouco tempo, o hoje homem sério, elogiava o atual Governador da Paraíba (João Azevedo) e o chamava de melhor governador do Brasil, mas hoje é adversário ferrenho dele. Por quê? Ora, gostos e desgostos se alternam com o passar do tempo!

E nesse sucessório de bestialidades repetem-se os (des)governos. Quando no período de eleições inauguram-se e/ou prometem inaugurar obras inacabadas.

Agora é tempo de eu fazer minha pergunta: Por qual motivo as pessoas, independentes de seus valores familiares, religiosos, socioculturais e morais só acreditam no que querem acreditar?

OBSERVAÇÃO

Este texto tem continuidade na PARTE – 2 cujo link é o que se segue abaixo:

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-sociedade/7620146

__________________________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Textos livres para consulta da Imprensa Brasileira e “web”;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.