Bloqueio de aparelhos de Htv, Iptv e Box internet

Há mais de cinco anos que ouço falar que a recepção de TV de canais fechados via box internet serão bloqueados por serem considerados pirataria.

Recentemente, alguns blogueiros, certamente pagos pelos canais pagos, voltaram a atemorizar os usuários e pretensos compradores desses aparelhinhos com a ameaça de futuro bloqueio das recepções.

Uns dizem isso vai acontecer no primeiro semestre de 2023, outros já dizem que ainda em 2022 essa operação será iniciada.

Como não acredito em milagres, duvido e faço pouco que alguém possa bloquear um sistema de recepção de domínio público.

Mas vamos analisar a questão. Esses aparelhos, que podem receber, via internet, os sinais de canais fechados, sem ter que pagar mensalidades, são vendidos livremente no comércio ou comprados diretamente da China sem qualquer problema.

A única diferença, segundo informam, é que alguns são homologados pela Anatel e outros não. Mas, é evidente que a Anatel só vai liberar os aparelhos que não recebam canais pagos.

Assim, os aparelhos não homologados serão considerados piratas, passiveis de busca e apreensão e até o bloqueio do IP.

Ora, qualquer inteligentinho sabe que a busca e apreensão de aparelhos em residências é praticamente inviável. Primeiro porque se precisa adivinhar em qual casa tem um aparelho pirata.

Segundo, é preciso de uma ordem judicial para entrar em cada residência que se pretenda averiguar.

Da mesma forma o tal de bloqueio esbarra em dois empecilhos. O primeiro é que a internet sendo universal e legal não pode ser bloqueada.

O bloqueio do IP é outra falácia, visto que não se pode bloquear um IP sem um processo judicial específico. Além disso, é impossível bloquear milhares de aparelhos sem saber exatamente onde se encontram.

Por fim, sabemos que combater a pirataria nunca deu o resultado esperado, visto que o custo é maior que o beneficio.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 20/09/2022
Código do texto: T7610572
Classificação de conteúdo: seguro