AELA: Um Presente à Esmeraldas (MG), Em Seu 121 Anos
Por Nemilson Vieira de Morais (*)
O Evento de fundação da Academia Esmeraldense de Letras e Artes (AELA), posse da diretoria e Acadêmicos Literários, foi realizado na AV. Tancredo Neves número 29, Bairro Fernão Dias Paes, Esmeraldas (MG).
... No plenário da Secretaria da Educação e Cultura.
Fora uma tarde solene em que contou com a presença de autoridades municipais, eclesiásticas, convidados e visitantes.
16 de setembro de 2022 foi um dia muito especial na vida do Esmeraldense: a cidade completou 121 anos de Emancipação Politico-Administrativa do Município.
E, dia seguinte (17/9) a comunidade local, em especial a artística em seguimentos diversos, como o literário, a dramaturgia, a música, científico e outros, recebeu um belo presente de aniversário: a sua Academia Municipalista de Letras. Uma conquista significativa na história da cidade.
Seu presidente, prof. Mauro José de Morais, que estará à frente da instituição dentre outras coisas pontuou no instante da posse ser "um presente à aniversariante (a realização desse ideal acadêmico)".
A Instituição Acadêmica nasceu contando com apoio da gestão pública local em que, o abrigará na Casa de Cultura Municipal.
O presidente empossado deixou o registro abaixo sobre o apoio (em incentivo, presença, suporte...) que teve por parte de alguns Acadêmicos Literários de sua cidade e região e lhes conferiu honras devidas (que se oficializará à posteriore em sessão plenária da entidade).
"Gratidão aos nossos Imortais da ANELCA da ALB/MG/RMBH, presentes, que honrosamente se tornarão Sócios Honorários Fundadores da Academia Esmeraldense de Letras e Artes — AELA. Dr. Maurílio Laureano, Vladimir Alves e esposa, Nemilson Vieira, Dr. Valdivino e esposa, e Valdevino Antônio dos Santos!".
Gratidão presidente!
*Nemilson Vieira de Morais,
Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.
(18:09:22)