''Por que algumas pessoas com QI alto têm uma inteligência social tão baixa?''

Pergunta do Quora. Minha resposta.

Primeiro, defina inteligência social. Não sei se você sabe, mas não é o mesmo que inteligência emocional, e sim um uso secundário e até óbvio dela, tendo-a como um meio e não como um fim em si mesmo.

Só que, quando você fala "social", o que você quer dizer??

Como se comportar no ambiente de trabalho, em festas ou eventos públicos?? Você se refere à inteligência estritamente contextualizada em situações sociais, né??

Mas aí temos um problema. Não sei se você percebeu, mas existem fatores subjetivos que facilitam a adaptação, principalmente se for uma combinação de: classe social, aparência física e tipo de personalidade… Muitos nerds e de tipos similares que são, por sua vez, avessos ao convívio social típico, são capazes de compreender muito bem as regras de comportamento na sociedade ou ambientes em que navegam, até mais do que o cidadão médio.

Será que eles são socialmente tolos??

Existem aqueles que tentam se adaptar, não conseguem e não entendem porquê não conseguem. E tem que aqueles que sabem porque não conseguem se "adaptar", de maneira integral (se existem diferentes modos de adaptação em um mesmo ambiente), e simplesmente desistem ou mudam de "estratégia".

Ainda sobre as diferenças entre as inteligências emocional e social, eu sou da opinião de que indivíduos muito emocionalmente inteligentes apresentam dificuldade de adaptação em ambientes cujas regras são com base no cidadão médio, isto é, com base em indivíduos que apresentam uma inteligência emocional média. Também sou do palpite de que os mais emocionalmente inteligentes são os melhores para o convívio na intimidade, enquanto que muitos socialmente inteligentes, altamente carismáticos, estão entre os piores, se quanto mais profunda é a relação de amizade, maior a necessidade da inteligência emocional, por si mesma, e não como uma ferramenta para apreender e replicar regras sociais de determinado nicho. Além do mais, indivíduos muitos carismáticos tendem a ser excessivamente dominantes. Pois o que "funciona" em espaços sociais amplos, tende a ter um efeito contrário em espaços mais restritos.

Respondendo à sua pergunta. Primeiro, porque testes de QI não analisam essa(s) qualidade(s). Segundo que, esse tipo existe em todas as camadas cognitivas.

Terceiro: eu ainda poderia dizer que, qualquer um que busque racionar seu convívio com os outros está agindo de maneira inteligente, porque o ser humano, em média, é um purgante. Também pode estar relacionado com o próprio indivíduo, especialmente se ele percebe e vivencia uma alta frequência de hostilidade gratuita ou irracional à sua pessoa ao longo de sua vida se, o que é "socialmente inteligente" para um pode não ser para o outro. Pra variar, o contexto é muito importante.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 15/08/2022
Código do texto: T7582906
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.