O mundo evolui mas nossa essência tem que ser preservada
Hoje em dia, a internet se tornou o meio de comunicação mais utilizado e num futuro bem próximo irá fazer parte de nossas vidas em um universo ainda mais real que imaginamos. Ela cresceu exponencialmente em seu alicerce, ou seja, em número de conexões e velocidade, mas com o advento da nova tecnologia que está sendo implementada no mundo se ampliará e faremos uma conjunção entre o mundo físico e virtual, tornando os espaços que ainda separam esses mundos uma extensão de nossas existências.
No momento, ainda estamos no estágio inicial, porém quando o paradigma do metaverso já estiver completamente instalado, teremos acesso à inteligência artificial que processará essas transformações, e a partir disso, as possibilidades serão infinitas. A paisagem mudará irrestritamente e nós poderemos, literalmente, ver um mundo totalmente novo e dificilmente alguma pessoa não vai estar inserida nessa nova fase da história. Naturalmente isso mudará completamente a maneira de todos pensarem e agirem em todas as situações e acontecimentos, e os fatos, as conversas, o entretenimento, enfim, tudo estará a nossa disposição em tempo real, em práticas tangíveis.
O ser humano é por si só uma espécie cognitiva e vem maturando esses experimentos ao longo de sua existência, seja através da literatura, filmes e jogos entre outras produções que conhecemos.
Mas fico também imaginando até onde poderemos chegar com a tecnologia e sua ciência avançada. Tenho comigo que a evolução é necessária e indispensável para podermos suplantar desafios em algumas áreas que carecemos como saúde, educação, infraestrutura e até fomentando o comércio de produtos e servicos, que ainda se mostram precários em diferentes localidades. Entretanto é de fundamental importância que esses mecanismos venham somar à humanidade como incrementos com a finalidade de fazer da sociedade global uma grande família do bem, pois corre-se também o risco de criarmos um universo de prevalecência de coisas danosas pois devemos atentar que aqueles que detém extenso poder aquisitivo, que são a minoria, podem nos submeter aos seus domínios e a equidade e oportunidades irão por água abaixo.
Diante de tudo exposto, faculto a vocês essa reflexão para que nós paremos para pensar nessas perspectivas e mais que isso trabalhar desde já para que não percamos nossa essência de verdadeiros seres humanos que se amam, ajudam, se solidarizam e tem sentimentos que nos promovem a seres únicos nesse magnífico planeta que habitamos.
Me despeço por aqui.
Inté....