Uma comparação rápida e precisa sobre o que muitos pensam que é liberdade e o que é (ou deve ser)

Exemplo extremo e pervertido:)

Muitos pensam que liberdade é a possibilidade de fazer o que bem entender. Mas, idealmente, liberdade é a possibilidade de fazer o que bem entender, primariamente em relação à si mesmo e, com os outros, apenas com o consentimento consciente deles.

Por exemplo, se eu quiser colocar um piercing no meu pênis, eu posso ter a liberdade de fazê-lo. Mas se eu tentar colocar um piercing no pênis de outro homem, sem o seu consentimento ou à força, isso claramente não é o mesmo que estar exercendo a minha liberdade, se estou tirando a liberdade de outro indivíduo, de poder escolher o que ele quer fazer para si mesmo.

Pois esse é o principal problema de se pensar que o conceito de liberdade se baseia ou principia na relação com o outro e não na relação consigo mesmo.

Ainda assim, existem muitas exceções em que é possível impor algo a um indivíduo sem o seu pleno consentimento, já que o excesso de liberdade, mesmo em relação a si mesmo, pode reverberar em outros, de qualquer maneira.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 11/07/2022
Reeditado em 16/12/2023
Código do texto: T7557083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.