INFÂNCIA

A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo primeiro ano da vida de uma pessoa. É o período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo crescimento da estatura “altura” e do peso da criança especialmente nos três primeiros anos de sua existência e, durante a puberdade. Mais do que isto, é o período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente envolvendo aparência, mudanças de comportamento pessoal, muito embora em várias crianças ocorra o que se chama de puberdade precoce: isto é: fica claro que tais crianças não tenham ainda a maturidade natural e psicológica suficiente para serem consideradas adolescentes, independentemente de sua aparência física.

Desde o nascimento até o início da adolescência os pais são os principais modelos para as crianças com os quais elas aprendem as primeiras lições da vida: seja no religioso ou no social, pois as crianças buscam imitá-los em seus atos. Filhos de pais que abusam da negligencia e outros tipos de comportamentos, tendem a sofrer sérios problemas psicológicos e inclusive a depressão.

Dada a especialidade da infância, diversas representações sobre este período da vida do indivíduo, marcam a produção literária artística e cultural dos diversos grupos e sociedades cujas representações da infância apontam tanto uma interpretação deste momento da vida, quanto um projeto para o adulto que as “crianças" se transformarão no futuro...

Aceito orientações referente à minha forma de escrever: os nobres escritores e autores poéticos bem com professores que compõe esta Augusta Página Recanto das Letras.

Fiquem a vontade para me corrigirem em minhas escritas; afinal sou um eterno aprendiz. Abraços...