Os militares no poder

Muita gente critica a época dos Militares, a maioria, sem conhecimento de causa. Sou daquela época e falo do que vi e vivi e não por ler em livros ou por ouvir dizer. Dessa forma, é bom dizer logo que , sem dúvida alguma, houveram excessos e atrocidades, mas todo mundo sabe que a violência foi dos dois lados.

Afinal estávamos em guerra contra guerrilheiros fortemente armados e treinados na Rússia, China, Cuba e Venezuela que queriam tomar o poder e transformar o Brasil em um país socialista.

Apesar de tudo, no tempo dos Militares não tinha arrastões, assalto a bancos, roubos de cargas, menores esfaqueando pessoas em plena praça, bandidos mandando em favelas, bairros ou cidades e nem existia o tal de PCC que hoje manda no Brasil.

Não tinha fogo em ônibus, rebeliões em presídios, assaltos relâmpagos ou assaltos a carros de valores. As universidades e escolas públicas eram exemplo de ordem e disciplina, o cidadão podia andar armado, e quem sabe por isso, raramente se ouvia falar em assalto, roubo de carro ou em residências.

Por outro lado, não se pode esquecer que foram os Militares que construíram as grandes obras como a Itaipu, Ponte Rio Niterói, tuneis, viadutos, ferrovias e rodovias . Criaram a Embraer, Embratel, Embrapa, a Zona Franca de Manaus, o Proálcool com mais de 70% dos automóveis rodando com álcool nacional pela metade do preço da gasolina.

Os Militares criaram ainda o FGTS, INSS, Banco Nacional da Habitação para financiar casas populares, a Merenda escolar nas escolas públicas, etc. etc.

Outra coisa que todos devem saber é que, ao contrario dos presidentes civis Collor, FHC, Lula, Dilma ou Temer, nenhum dos presidentes militares saiu rico do poder, alguns até as despesas dos funerais tiveram que ser pagas pelos amigos.

Se houve corrupção na política não passou de dois ou três envolvidos. Na verdade, a roubalheira generalizada, começou logo após os Militares entregarem poder para os civis e não parou mais.

Hoje a corrupção começa nas câmaras de vereadores, passa por todos os poderes legislativo, executivo e se acentua no poder judiciário onde os processos contra bandidos e políticos ficam engavetados até sua prescrição.

As universidades e escolas públicas são verdadeiros antros de drogados e de prostituição, os tais “universitários” homens e mulheres tiram a roupa onde lhes dá na telha e as encenações de apalpa corpos fazem parte do currículo das artes.

Ninguém mais pode sair a noite em segurança, durante o dia o risco de ser assaltado e morto é o mesmo, cada parada no semáforo ou no caixa eletrônico é um sufoco, nunca sabemos se vamos sair vivos dali.

Muitas pessoas alegam que naquela época não se tinha liberdade, mas esquecem que a liberdade gera responsabilidade e que ela só pode ser exercida dentro dos limites das leis.

A liberdade que muitos querem é para fechar rodovias, colocar fogo em pneus, fazer baderna e impedir a livre circulação das pessoas.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 21/06/2022
Código do texto: T7542645
Classificação de conteúdo: seguro