NÃO É POSSÍVEL CANCELAR UM PIX – SEGUNDA PARTE
Prólogo
O prazer da honestidade é o mesmo que enobrece a alma daqueles que praticam a verdade acima de tudo. Errar pode machucar alguém ou promover a discórdia, contudo a honestidade de admitir a falha pode amenizar sofrimentos. – (Nota deste autor).
Esta é a segunda e última parte de um texto que ficou longo, dai a necessidade de dividi-lo em duas partes, mas sob minha ótica e respeitando todas as opiniões contrárias, é de muita utilidade pública.
TENTATIVA DE GOLPE COM O PIX – ACONTECEU COMIGO
Recebi uma ligação, no celular com números finais 4300, cujo DDD era o número 13 (São Paulo). A voz cariciosa e educada disse muito calma e segura:
– Bom dia! Quero falar com o senhor Wilson.
– Bom dia! Prossiga.... Eu sou Wilson – Respondi impaciente por me encontrar ocupadíssimo montando uma “Lan House” para meus amados netos PH e RA.
– Sou funcionária do Banco do Brasil, setor de fraudes bancários, e identificamos várias tentativas de transferências de sua conta, de valores altos, pelo PIX.
O senhor reconhece e confirma essas transações? Isso aconteceu há poucos minutos. – Meu coração disparou! Eu não esperava por essa notícia. Perguntei: Quais valores? Conseguiram efetivar as transferências? Como?
– Não! Não conseguiram, mas os três valores R$ 4,997,80 – R$ 4.996,00 e R$ 4.995,10 foram agendados para transferência via PIX. O senhor reconhece e confirma esses agendamentos?
– Não! Não confirmo! – Respondi quase gritando – e nego haver feito esses agendamentos. – Em seguida meu outro celular, com final 4696, me informava via SMS: “Agendamento realizado com sucesso” para os supracitados valores. – (Tratava-se de um golpe já em andamento). – (Nota deste Autor).
Parece que levei um tiro em meu coração. A Adrenalina, também conhecida como Epinefrina, é um hormônio liberado na corrente sanguínea que tem a função de atuar sobre o sistema cardiovascular e manter o corpo em alerta.
Não nego! Eu ganho mais do que mereço e recebo menos do que preciso, mas precisava manter a calma e o equilíbrio. Estava em andamento um muito bem urdido golpe financeiro contra minha pessoa. A voz aveludada falou ao meu ouvido:
– Senhor Wilson.... O senhor ainda está na linha? – O meu silêncio demorou alguns segundos, mas foram suficientes para eu me acalmar e dar prosseguimento à conversa que se agigantava em minha mente como um golpe de guilhotina no pescoço de um agrilhoado.
– Sim. Estou aqui. Que devemos fazer para resolvermos essa possível tentativa de golpe? – Eu ainda não estava certo de que estava dialogando com uma preparadíssima golpista de voz extremamente doce, feminil!
O GOLPE EM ANDAMENTO
– O senhor precisará fazer um PIX para o mesmo número que um suposto golpista usou para invadir sua conta e dados pessoais. Se o senhor nega ter (sic) feito esses agendamentos para a transferência posso lhe fornecer o número do telefone cujo DDD é 13. Tudo bem, assim?
– Se a senhora entende que dessa forma evitaremos o golpe vamos adiante. – Respondi esperando uma pista mínima capaz para eu identificar o golpe. Minha adrenalina aumentou mais ainda e eu fiquei mais cauteloso do que nunca.
– O senhor não pode desligar (Naquele instante a suposta golpista me fornecia uma dica de um golpe em andamento – (Nota deste autor) – seu telefone, neste momento, porque há outros clientes que estão necessitando de minha ajuda. O senhor dispõe de outro celular com o App de seu banco para fazermos o procedimento?
Observação pertinente: Manter o telefone ligado impediria de eu fazer contato com minha agência ou quaisquer outras pessoas via telefone em uso. – (Nota deste autor).
– Sim. – Respondi cautelosamente. – Tenho um celular com final 4696, mas precisarei de um pequeno tempo para ligar o aparelho que se encontra desligado. Menti! Menti por haver compreendido que se tratava de um golpe!
Ato contínuo liguei, utilizando o celular com final 4696, para a agência bancária onde recebo meus proventos. De uma funcionária, gente fina e de minha inteira confiança, recebi a informação:
“Se pedirem para digitar sua senha para cancelar um PIX... É golpe! Vou cancelar suas senhas de seis e oito dígitos agora. Daqui a pouco venha a nossa agência para fazermos outras senhas e tomar um cafezinho conosco. Certo?” – Prossiga na missão! – Respondi aliviado e voltei para continuar a conversa interrompida no outro celular final 4300.
– Pronto estou com o outro celular ligado (Menti novamente para ganhar tempo enquanto minhas senhas estavam sendo bloqueadas (canceladas) pela minha notável amiga do BB) e já acessei o App de minha agência. O que devo fazer agora?
– Entre no PIX e o senhor vai fazer uma transferência para o número que eu vou lhe informar. Trata-se do mesmo número que já agendou três transferências de sua conta, via PIX, e que o senhor não reconhece como sendo o autor dos agendamentos. Tudo bem, assim?
– Tudo bem. Prossiga. Informe a chave PIX para eu fazer a transferência. – Resolvi entrar no jogo da criminosa – Mas como a senhora irá cancelar essa transferência se já há três agendamentos de PIX que eu não reconheço? – Perguntei esperando a resposta que confirmaria o golpe.
– É que se o senhor não fizer essa transferência não terei acesso total de sua conta para eu cancelar as outras transferências já agendadas. Não se preocupe! Já lhe disse que sou funcionária do Banco do Brasil e exerço a função numa seção que cuida de fraudes bancários.
Não necessitará me passar sua senha bancária, mas precisará usar essa senha para confirmar sua transferência e eu cancelar, logo em seguida, essa transferência, e as outras já agendadas. – Essa era a confirmação do golpe que, felizmente, não se concretizou graças ao meu raciocínio lógico e diligência da amiga funcionária que me instruiu com profissionalismo e competência. – (Nota deste Autor).
MINHA EXPERIÊNCIA
Se você perceber alguma suspeita de golpe na sua Conta Digital para pagamentos e/ou transferências, entre em contato com a sua agência bancária imediatamente. É de bom grado eu lembrar que essa nova funcionalidade para cancelar Pix, criada pelo Bacen, é válida para as fraudes comprovadas e não em casos de arrependimentos de pagamentos.
Ao usar o PIX, é possível transferir valores de forma rápida. Mas o que acontece se inserir o valor errado ou para a pessoa errada no momento da transação? Nessas situações, vale recorrer ao cancelamento da operação ou a devolução do dinheiro pelo honesto que recebeu a transferência que não devia receber.
Em relação a como cancelar um PIX, o usuário deve se atentar aos casos em que a opção pode ser usada (Apenas em caso de fraude comprovada).
Além disso, para evitar problemas, vale conferir os dados da operação antes de fazer a confirmação. Não se deve ter pressa quando for usar o PIX para transferências e/ou pagamentos e jamais deverá utilizar a senha digital com o propósito de cancelar um PIX. Isso não existe!
ATENÇÃO! UMA DICA VALIOSÍSSIMA
Os cartões bancários estão sendo entregues aos clientes com a possibilidade de se efetuar transferência/pagamento de valores APENAS COM A PROXIMIDADE do cartão na maquininha para esse fim. Isso é (será/causará) um problema sério no caso da perda e/ou furto ou roubo do cartão.
É perigoso pelo fato de não necessitar da senha do detentor da conta. Felizmente basta ir a sua agência bancária e solicitar o cancelamento dessa facilidade que poderá lhe causar problemas, aborrecimentos e prejuízos financeiros no caso de uma perda, furto e/ou roubo do cartão magnético.
Enfim, como a transferência e/ou pagamento via PIX acontece em tempo real (ou seja, sai da conta do pagador e vai para a conta do recebedor em poucos segundos), não é possível cancelar a operação após apertar o botão “transferir”.
CONCLUSÃO
Depois de "sair à francesa" da ligação com a golpista... Fui a minha agência bancária. Troquei minhas senhas de seis e oito dígitos. Tomei cafezinho e água. Agradeci a minha diligente e notável amiga do BB e voltei para casa para escrever este texto.
Por fim, conferir os dados da transferência e/ou pagamento com o PIX, antes de fazer a confirmação da operação, é a dica mais valiosa deste texto.
Depois de incluir a chave PIX, aparecem na tela dados sobre o recebedor, como: nome da instituição, nome do recebedor, parte do CPF ou CNPJ.
Então, basta conferir se essas são as informações da pessoa para que se deseja transferir o dinheiro. Quaisquer outras conversas de criminosos travestidos de funcionários de instituições financeiras é golpe!
Ora, fazer um outro PIX pelo App, utilizando a senha digital (sem digitar a senha não seria possível fazer o PIX), supondo a possibilidade de "cancelar agendamentos de transferências" que não foram efetivados e/ou reconhecidos é muito mais infantil do que acreditar em Papai Noel ou na cobra que seduziu Adão e Eva no paraíso.
Observação: Caso o leitor (a) queira ler a primeira parte deste texto basta acessar o endereço abaixo:
https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-sociedade/7530785
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NOTAS REFERENCIADAS
– Textos livres para consulta da Imprensa Brasileira e “web”;
– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.