NÃO É POSSÍVEL CANCELAR UM PIX – PRIMEIRA PARTE

Prólogo

Observação: Em atenção a uma observação de uma eminente leitora decidi dividir este texto em duas partes. Com muita propriedade a leitora me enviou uma mensagem dizendo: "Li seu texto. Gostei bastante, mas na minha opinião eu acho que poderia ser dividido em duas partes...". – (SIC).

De pronto atendi a sugestão da briosa leitora. Esta é a primeira parte de um texto que ficou longo, dai a necessidade de dividi-lo em duas partes, mas sob minha ótica e respeitando todas as opiniões contrárias, é de muita utilidade pública.

Já faz algum tempo que eu não escrevo algumas linhas de utilidade pública. Muito se escreve, alardeia e orienta sobre a utilização do PIX. Este texto é mais um alerta entre tantos outros!

Quero que meus milhares de notáveis leitores não apenas fiquem espertos, mas sobretudo cooperem compartilhando com seus amigos e amigas a minha experiência sobre o tema ora em comento.

O PIX, pagamento instantâneo brasileiro, é uma forma de realizar pagamentos em território nacional. Com o PIX, será possível fazer transações em todos os dias da semana, 24 horas por dia, 365 dias no ano.

O melhor? É de graça, mas é uma cortesia que poderá causar muita perda de tempo e estresse em casos de golpes e/ou operações (Transferência/Pagamento) erradas. O PIX, grosso modo, é como um projétil que depois de sair do cano de uma arma não há retorno! – (Nota deste Autor).

É POSSÍVEL CANCELAR UM PIX?

Fazer um PIX é tão rápido que, antes de você ler três linhas deste parágrafo, o dinheiro já saiu da sua conta e “caiu” na conta do receptor. Justamente por isso, algumas pessoas podem se perguntar: “e se eu transferir para a conta errada? Como cancelar um PIX? É possível?”. A resposta curta é: depende! Entenda, abaixo, quando é possível cancelar um PIX – e quando não é possível.

COMO CANCELAR UM PIX?

No PIX, as transações acontecem em tempo real: em poucos segundos o dinheiro sai da conta do pagador e é depositado na conta do credor. Justamente por isso, não dá para cancelar a operação depois que você apertou o botão para confirmar a transferência.

De acordo com o Banco Central, o único jeito de cancelar um PIX é ANTES DA CONFIRMAÇÃO (Grifei) do pagamento. Por isso, é sempre importante revisar todos os dados antes de confirmar a operação para garantir que você está enviando o valor correto para a pessoa certa.

FIZ UM PIX PARA A PESSOA ERRADA. E AGORA?

Calma! Você não é a primeira nem vai ser a última pessoa a fazer um PIX para a conta errada. Se isso acontecer, a sugestão do Banco Central é negociar com o recebedor a devolução do valor pago.

Talvez você não tenha reparado, mas é possível devolver ao pagador o valor de um PIX com apenas alguns cliques no App de sua instituição financeira.

NÃO ESTOU FAZENDO PROPAGANDA DO NUBANK

No Nubank, por exemplo, basta abrir o extrato da conta e clicar na transferência PIX que você recebeu e deseja devolver ao pagador. Ao fazer isso, uma tela vai surgir com a opção “Precisa fazer um reembolso?”; depois, basta clicar nela e confirmar a operação.

Essa é uma função obrigatória do PIX, então todas as instituições participantes do PIX devem (deveriam) oferecer essa opção aos usuários – a maneira de fazer isso, entretanto, pode variar e varia entre as instituições financeiras.

Para quem fez um PIX para a pessoa errada, essa opção só é útil caso ela conheça ou tenha o contato do recebedor da transferência. Só assim é possível pedir a devolução do dinheiro.

VOCÊ NÃO CONHECE O TITULAR DA CONTA QUE RECEBEU SEU PIX?

Neste caso, é necessário torcer para que a pessoa tenha bom senso e seja honesta para devolver o valor por livre e espontânea vontade.

Outra opção é entrar em contato com sua instituição financeira e verificar se é possível fazer alguma coisa. Como não dá para contar com isso sempre, é essencial checar todas as informações da transferência antes de confirmar a operação.

COMO EVITAR CAIR EM FRAUDES UTILIZANDO O PIX

O PIX é uma facilidade excelente! Ocorre que já há golpistas se aproveitando para usurpar dados de clientes que se registram no serviço. Na prática, os criminosos costumam se passar por instituições bancárias e de pagamento, pedindo que os usuários registrem suas chaves do PIX por meio de um site falso que simula o site real.

Noutra modalidade simulam agendamentos de transferências e avisam por SMS a invasão da conta e a “necessidade de cancelamentos" desses “agendamentos”. – (Assim aconteceu comigo. – Nota deste Autor). Há outras modalidades de golpes. Os criminosos sempre se aperfeiçoam para a prática do mal.

Então, você deve ter um cuidado redobrado ao informar seus dados em algum site para não cair nos golpes com o PIX. Mensagens com intuito de roubar dados dos usuários podem chegar de várias maneiras:

1. E-mail;

2. Mensagens em redes sociais, incluindo anúncios;

3. SMS;

4. Telefonemas.

Por isso, a regra é desconfiar sempre. Não saia clicando nos links antes de verificar se o e-mail e/ou site realmente são do banco ou instituição de pagamento onde você mantém uma conta-corrente, poupança aplicações e/ou outros negócios financeiros.

Analise, com cuidado, as URLs das páginas que solicitam dados confidenciais. Caso o endereço pareça suspeito ou possua letras e caracteres sem sentido, não termine o cadastro. Aliás, o bom, seguro e perfeito cadastro só existe se feito presencialmente.

Instituições financeiras não solicitam dados de clientes. É exatamente por isso que as instituições nunca solicitam que os usuários forneçam suas senhas via telefone, e-mail, chat ou redes sociais.

FELIZMENTE O BANCO CENTRAL APRIMOROU O ENVIO DO PIX

Depois da criação do PIX, um ano depois, o BC aprimorou o meio de pagamento com uma norma que coloca em prática o Mecanismo Especial de Devolução (MED) em casos de fraudes ou quando há uma falha operacional no sistema de quaisquer dos participantes envolvidos na transação. Já em casos de golpe, o caso do cliente será analisado individualmente.

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) entra em cena nos casos de fundada suspeita de fraude, sejam elas identificadas ativamente pelas próprias instituições envolvidas ou quando um usuário faz um PIX, mas logo em seguida se dá conta de que foi vítima de um golpe.

Nesse tipo de situação, é preciso registrar um boletim de ocorrência (BO) e avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria. "No ambiente PIX, nos aplicativos dos bancos, há um link direto para o canal a ser utilizado para registrar a reclamação", diz o BC.

Observação pertinente e necessária:

Este texto terá continuidade, com a respectiva conclusão, no endereço da segunda parte abaixo:

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-sociedade/7531210

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NOTAS REFERENCIADAS

– Textos livres para consulta da Imprensa Brasileira e “web”;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.