O problema das monoidentidades promovidas pelos identitarismos

Não somos apenas raça, orientação sexual, gênero, sexo ou nossas "escolhas' pessoais. Na verdade, nós somos ou adotamos todos esses rótulos além de outros que não foram citados. Nós somos uma pluralidade de identidades e é saudável não investirmos demais em apenas uma ou duas, porque isso pode gerar grande dependência emocional sobre elas, como se não tivéssemos outras identidades, inclusive as mais básicas, que nos conectam com todos.

Pois os ativismos identitários têm promovido justamente o oposto do mais recomendado, pela adesão à monoidentidades que distorcem nossa maneira de compreender e lidar com os outros e a nós mesmos, gerando grande dependência sobre elas, reduzindo nosso horizonte de adaptação emotiva, isto é, nossa inteligência emocional. Por exemplo: um indivíduo LGBT que, obviamente, se identifica como tal, ainda mais sabendo da grande animosidade que eventualmente sofre por causa de sua identidade sexual, precisa compreender que não é apenas um rótulo e a se identificar como uma unidade pluridentitária. Do contrário, essa dependência por apenas uma identidade, e das mais polemizadas, pode estreitar sua capacidade de lidar com essa carga de ódio gratuito e rejeição que tende ou pode sofrer, resultando em um maior risco de desenvolver efeitos psicossomáticos, como a ansiedade e a depressão.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 27/05/2022
Código do texto: T7524856
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.