SAUDOSISMO, NOSTALGIA
SAUDOSISMO, NOSTALGIA
O tempo passa para todos, e quem não morre cedo fica mais velho.
Muito se vê de pessoas com 70,80,90,100 e até mais.
Estou chegando aos setenta, lembrando de minha vó Zula que nos deixou já faz quase 30, de minha minha mãe que nos deixou a quase 40, de meus avós paternos que nos deixaram há quase 70.
Aos 90 dizia, não tem mais ninguém de minha era.
Estou só aos 70, mas já começo enxergar mais para traz do que para frente,
E ver que muitos que comigo viveram, já não estão mais aí.
Os avós, os pais, os tios, os primos mais velhos, pois sou primo de filho caçula e meu pai quando nasceu já tinha sobrinho bem mais velho, então tive primos mais velhos que meu pai e, portanto, como tenho 70, e meu pai já teria mais de 100, os primos também já foram em grande maioria.
Como dia minha vó aos 90, não tem mais ninguém da minha era.
Para aqueles que tem 20 ou 30 e podem enxergar os mais velhos, com mais experiencias e os mais novos que estão vinda atrás de si cheio de futuro e de sonhos, e poder contemplar o passado e o futuro de si mesmos, pessoas que foram amigos de nossos avós, pais e tios, e que também foram nossos amigos e gostavam de nós que era pessoas mais novas e nos transmitia segurança, conhecimentos por que eram mais velhos que nós.
Quando não morremos cedo, e em consequência ficamos mais velhos, e vamos nos isolando cada vez mais entre os de nossa era que não resiste ao tempo, vamos perdendo os companheiros de caminhada, os apoios dos mais velhos, o tempo em nossos pensamentos começam a ser nostálgico, pois o tempo todo pensamos nestas pessoas que foram do nosso passado, que gostavam de nós, que nos tratávamos como o futuro deles e gostava de nós.
O tempo dos mais velhos que vai ficando no isolamento, é pensar no passado, uma vez que o futuro é muito incerto, não morremos cedo, ficamos velhos, e como dizia meu pai após os 50, tudo é lucro em termos de idade, mas aos 70, já tivemos muito lucro, e com a modernidade as pessoas começam a ter futuro até mais que 100, só que não inventaram vida do dia a dia para quem tem mais de 70,80,90,100, então o isolamento e a falta de atividade de futuro é só saudosismo, é só nostalgia, pensando no passado e nas pessoas de nossas convivências.
Há muito que existe atividades para a terceira idade, mas nesta terceira idade além do saudosismo e da nostalgia, neste isolamento a vida não tem graça, não temos sonhos de futuro, sonho de ver coisas sendo realizado de família sendo formadas, pois tudo já aconteceu, e no nosso futuro parece que não tem mais sonhos a realizar, e o isolamento, não passa de pensamento de nostalgia do passado que tivemos.
Quantas pessoas por nós passaram e já foram embora, por nós tiveram carinhos, amizades, por nós fizeram muitas coisas, mas não estão mais aqui, e não resta nada além de saudosismo e nostalgia, lembrar de como era, e como éramos queridos, como tínhamos amizades, pessoas que conviveram conosco.
Como não morremos cedo e como ficamos velho, temos esta vida de nostalgia que são lembranças de uma longa vida, e por mais que queiramos contar história como nossos antepassados faziam, no mundo novo da internet nossas histórias não são mais interessantes e não temos para quem contar história, temos que ficar no isolamento com nossa nostalgia, lembrando como era a vida com nossos antepassados que não mais estão por aqui convivendo conosco.
Tudo isto é conversa de velho para velho que vive na nostalgia, pois os mais jovens tem a internet com assuntos mil, não imagina que alguns deles que não morrerem cedo, ficarão velho e viverão esta nostalgia.
Ler alguma coisa como ora escrita, principalmente para jovens é uma chatice, pois não imaginam como é viver velho, no isolamento e com nostalgia, pois tem outras preocupações.
Para aqueles que felizmente não morreram cedo, e que tem saúde para continuar a viver uma vida de qualidade, tem que arrumar atividade prazerosa, sejam em grupos da terceira ou outras idades, tem que tentar fugir do isolamento, do saudosismo, da nostalgia, tem que tentar a viver uma vida produtiva de alguma forma.
Como não tem mais para quem contar história, talvez a substituição ´para isto é escrever, gravar as histórias que gostaria de contar e colocar na internet, imaginando que alguém estará a ver algum dia, imaginar que se não tem jovens que estão ouvindo, terá um universo inteiro que poderá ver o que se está a dizer. 10/04/22