A vocação de um Povo sintetizada em frases

Em Provérbios 26:8 está escrito que “Como o que arma a funda com pedra preciosa, assim é aquele que concede honra ao tolo.”.

Com um sentido semelhante ao do versículo, Edmund Burke (1729-1797) em seu livro “Reflexões sobre a revolução na França” disse que “Desventurado igualmente o país que, ..., considera uma educação precária, uma visão estreita das coisas ou uma sórdida ocupação mercenária como títulos preferenciais ao mando.”.

Burke disse também que “O templo da honra deveria assentar-se sobre uma eminência. Se tiver de ser aberto pela virtude, que não se esqueça que a virtude nunca é posta à prova a não ser por meio de alguma dificuldade ou de alguma luta.”.

De acordo com Provérbios 26:8, quem eleva um tolo à condição de condutor do destino do país, está condenando a si próprio à perdição.

Neste Brasil eternamente promissor e que ano após ano só mostra frustrações, os políticos estão perfeitamente inseridos nos “títulos” mencionados por Burke, salvo algumas raras exceções, talvez.

Escolhas erradas para cargos eletivos tem como consequência a facilitação da entrada nos órgãos e instituições públicas de outras pessoas despreparadas, que dificultam e até impedem o progresso material e humano do país.

Nossos governantes raramente mostram alguma virtude porque não enfrentam dificuldades e nem têm que lutar por nada “Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;” (Mateus 23:4).

Edmund Burke viveu no śeculo XVIII, mas os provérbios citados foram escritos há mais de 2000 anos, então sob certo aspecto, nós brasileiros nos comportamos como se estivéssemos na pré-história do pensamento. Sob outro aspecto, incorporamos o pensamento destrutivo que motivou a revolução francesa agravado por princípios marxistas e vivemos num constante processo revolucionário, onde ao mesmo tempo que não conseguimos consolidar princípios do Direito e consequentemente uma autêntica Democracia e a objetividade na administração do país, estamos sempre pré dispostos a destruir o pouco que conseguimos em nossos 500 anos de História, manifestando apoio a indivíduos que, como disse Burke, tem atributos como “uma educação precária, uma visão estreita das coisas ou uma sórdida ocupação mercenária”.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 04/04/2022
Reeditado em 04/04/2022
Código do texto: T7487674
Classificação de conteúdo: seguro