Uma maneira de saber o quão racional ou intelectualmente inteligente você está...

... seria pelo quão independente, ponderado e crítico às informações oficiais, narrativas da cultura ou ideologia aos quais se associa.

É aquele cidadão sueco que, mesmo diante de tanta desinformação sobre a pandemia de covid-19, disseminada pelo próprio governo do seu país, resiste à conformidade da maioria dos seus concidadãos, buscando por fontes realmente confiáveis e seguindo as orientações mais adequadas na mitigação do risco de se infectar com o coronavírus e/ou de transmiti-lo aos outros do seu convívio;

É aquele indivíduo russo que, mesmo carecendo de acesso à outras fontes de informação, não acredita na narrativa do governo (ditadura) de Vladimir Putin, de que a guerra e o massacre de vidas inocentes na Ucrânia, que está provocando, na verdade, não passa de uma "operação militar especial" que tem como principal objetivo "libertar os irmãos ucranianos", de "desnazificar" o país, também porque sempre duvidou do caráter deste sujeito, desde os seus primeiros anos como presidente...

É possível concluir que, se tornar constantemente afiado na detecção de tentativas de lavagem cerebral vindas de qualquer grupo ou lado, consiste em um sinal robusto de intelecto superior, que é relativamente independe de QI, se não são poucos aqueles com pontuações altas em testes cognitivos que acreditam, de maneira fanática, nas narrativas que adotam.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 18/03/2022
Reeditado em 18/03/2022
Código do texto: T7475515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.