A luta pela liderança desencadeada nos campos da Polisario
Os analistas que acompanham o diferendo no saara ocidental consideram que os separatistas da polisario, apoiados por Argélia se enfrentam no campo de Tindouf, sudeste da Argélia, num confronto sangrento, visando um golpe, enquanto as autoridades argelinas encobrem tais confrontos e as vítimas objeto destes confrontos, ao especular sobre um morto e feridos.
Alguns testemunhos tratam do caos que conhece o campo depois das fases sangrentas e das plataformas de comunicação social, transmitindo o nível do controle de ferro exercido pelos argelinos sobre os campos da Polisario.
A liderança separatista tentou de conter a situação, disseminando dentro dos campos que os fatos sangrentos foram atribuídos ao ataque dos membros do tráfico de drogas no seio de segurança da polisario, visando a livrar seus companheiros, presos por tráfico de drogas.
Tais saaruis detidos por polisario dentro dos campos refutam quaisquer alegações dos restantes dirigentes da Polisario, sublinhando que os confrontos armados com munições reais levaram a intervenção do exército argelino, objeto de um esquema de desobediência armada, afiliado a uma das alas de influência na liderança separatista, traduzindo assim a manipulação do líder separatista dos campos resultado de um golpe armado, rigidamente intencionado pelas maiores aglomerações humanas nos campos de Tindouf sob os comandantes do separatista em Rabouni.
No Marrocos onde um processo de desenvolvimento das províncias do sul foram apontados como sinônimo da prosperidade e estabilidade nesta região, a exemplo das obras de construção da rodovia. ligando Tiznit e Dakhla, tratando de mais de 6 anos de obras, cujo andamento das obras atingiu cerca de 81% no nível das regiões de Laayoune-Sakia El Hamra.
O dossié do saara marroquino está no conselho da segurança, as etapas de negocições dependem da Argélia, uma vez que o enviado Pessoal do Secretário Geral da ONU, intentou uma abordagem diplomática que coloca Argélia no coração das negociações, visando a conscientização da região e um levantamento contra os militares e comandantes argelinos que bloqueiam qualquer passo rumo a integração, estabilidade e paz na região.
Lahcen EL MOUTAQI
Professsor unviersitário - Marrocos