A Cooperação de segurança marroquina-espanhola face à organização especializada em contrabando de substâncias psicotrópica

A Polícia Nacional espanhola informou ontem, quinta-feira, o desmantelamento de uma organização internacional com sede em Espanha, especializada no contrabando de substâncias psicotrópicas e substâncias estupefacientes no Marrocos.

A polícia, em comunicado, esclareceu que a operação foi realizada pelo departamento de controlo aduaneiro da Agência Tributária e o Centro de Cooperação Policial de Tanger Med, filiado à Direcção de Cooperação Internacional, através da Direcção Geral de Segurança Nacional do Marrocos.

A investigação levou à realização da maior apreensão deste tipo de droga em Espanha - 200.000 comprimidos de benzodiazepinas - além da detenção de 8 pessoas, tal apreensão de mais de 500.000 comprimidos de substâncias psicotrópicas visa atravessar Espanha para Marrocos.

Esta operação exemplar na história de relações de cooperação entre as partes ocorreu em quatro etapas - uma nas províncias de Lleida, onde estava o chefe da organização, e em Madri e Alicante, onde ficou preso o principal fornecedor de pílulas psicotrópicas.

A investigação policial foi lançada em junho de 2021 graças à troca de informações com o Centro de Cooperação Policial Tanger Med, afiliado à Direção de Cooperação Internacional da Polícia Nacional Espanhola, através da Direção Geral de Segurança Nacional do Marrocos.

Após várias etapas de consultas, os investigadores policiais descobriram que as substâncias psicotrópicas haviam sido obtidas por meio de falsificação de receitas.

Tal rede criminosa tem empregado indivíduos com antecedentes criminais e toxicodependentes para obter os comprimidos e enviá-los para Marrocos.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 14/01/2022
Código do texto: T7429288
Classificação de conteúdo: seguro