Vamos brincar de não pensar? (Gatekeeping)
Eu, Tex, cito a autora:
// Paula Schmitt é jornalista, escritora e tem mestrado em Ciências Políticas e Estudos do Oriente Médio pela Universidade Americana de Beirute. É autora do livro de ficção "Eudemonia" e do de não-ficção "Spies". Venceu o Prêmio Bandeirantes de Radiojornalismo, foi correspondente no Oriente Médio para o SBT e Radio France e foi colunista de política dos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S. Paulo. Publicou reportagens e artigos na Rolling Stone, Vogue Homem e 971mag, entre outros veículos. Escreve semanalmente para o Poder360, sempre às quintas-feiras.\\
“...A realidade que percebemos é cada vez menos imediata, e mais mediada. Ela só chega até nós depois de ser selecionada, editada e reescrita. Esse processo é conhecido em inglês como ‘Gatekeeping’, um termo que para surpresa de ninguém carece de correspondente no Brasil.”
..........
Eu, Tex, paro aqui de transcrever. Não pretendo cometer o mesmo erro mencionado, além de preservar o direito do leitor ao mergulho pessoal nesse texto escrito neste mês de dezembro/2021, encontrado facilmente (sem necessidade de se inscrever ou de baixar vídeo, pois é tudo em texto e publicado num portal de notícia que não é favorável ao atual Governo Federal). Apesar de ser um jornal digital de grande circulação, também não exige que se seja assinante para ler a íntegra.
Mas, eu alerto que não vai servir para quem já está satisfeito com conluios midiáticos ou para quem já se habituou a levantar o punho para gritar bordões robotizados.
Quem for lá... e ler... verá.
Mas, antes, rejeite o meu convite do título.
Não aceite brincar de “não pensar”.
Boa aventura na realidade acessível, porém ocultada:
https://www.poder360.com.br/opiniao/o-portao-e-a-realidade-escreve-paula-schmitt/