AFFORDABILIDADE - Esse conceito ainda existe no novo milênio?

CONTEÚDO: O TRIÂNGULO DA QUALIDADE

EXPLICANDO A RELAÇÃO DE CONSUMO - O BOM, O BONITO E O BARATO (AFFORDABILIDADE)

Todo consumidor, ao adquirir um produto de interesse, busca pelos três pilares básicos:

Precisa ser bom, precisa ser bonito e precisa ser barato.

O produto precisa atender a essas expectativas e muitas vezes o fornecedor não sabe como explicar que não existe compatibilidade na totalidade desse desejo.

Para ajudar você a entender o conceito do TRI NGULO DA QUALIDADE, vamos ilustrar essa informação e definir os conceitos.

O BOM - Corresponde plenamente ao que é exigido, desejado ou esperado quanto à sua natureza, adequação, função, eficácia, funcionamento etc.

O BONITO - cuja forma, som ou cores agrada aos sentidos.

O BARATO - que cobra ou em que se cobra preço módico (preço baixo).

É possível encontrar todos esses pilares de uma vez?

A verdade é que não. Mas se alguém disser que sim… desconfie!

Vamos pegar, por exemplo, um serviço de ótica.

Se você adquire um óculos em que o material é BOM e BONITO, provavelmente ele não será BARATO, pois a qualidade e durabilidade de um produto não pode ser precificada abaixo do justo.

Se você adquire um óculos BONITO e BARATO, provavelmente ele não será BOM. A qualidade do material adquirido pode ser inferior do que o esperado.

E se você adquire um óculos BARATO e BOM, provavelmente ele não será BONITO.

Se eu mudar o segmento de mercado, a sentença é a mesma. Vou pegar o exemplo de uma doceria.

Se você encomendar um bolo BOM E BONITO, ele provavelmente não vai ser BARATO.

Se você encomendar um bolo BONITO E BARATO, ele provavelmente não vai ser BOM (gostoso).

Se você encomendar um bolo BARATO E BOM, provavelmente ele não vai ser BONITO.

Tudo isso tem co-relação com a QUALIDADE!

A confeiteira para te entregar um produto de qualidade vai investir (além do seu tempo), em matéria prima de qualidade: farinha, laticínios, decoração, etc.

E esses insumos terão seus valores alinhados com a qualidade de venda e por isso, seguramente o valor da confeiteira será compatível com a qualidade do produto que ela vai te entregar.

Quando falamos do bonito e barato, a pessoa investirá em insumos de baixo custo que tem qualidade inferior aos produtos de valor agregado. E, se o bolo for somente barato e bom, ele provavelmente não vai ser bonito, pois dificilmente a confeiteira vai ter disponibilidade de investir em cursos de design para bolos e aperfeiçoar a apresentação do seu produto, fazendo com que a apresentação dos bolos seja inferior às que costumamos ver na internet.

Isso tudo se trata de investimento. Qualidade é um investimento. Seja para quem está produzindo ou para quem está consumindo.

Para não deixar dúvidas para o seu consumidor, oriente a ele sobre o triângulo da qualidade.

E não há mal nenhum em fazer um desenho explicativo para melhorar a compreensão do seu argumento.

Ninguém tem o direito de precificar o seu produto se não estiver disposto a investir na qualidade do que você produz.

e se vc concorda com que foi dito nesse vídeo, compartilhe nas redes sociais e acompanhe nosso blog para ter mais dicas.

;)

Nana Marchesi e Ana Paula Barcellos Gonçalves
Enviado por Nana Marchesi em 12/12/2021
Código do texto: T7405661
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