SOBRE A VIDA

Prólogo

“A imaginação é mais importante que o conhecimento.” – (SIC) – Albert Einstein.

“A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.” – (SIC) – Confúcio.

“Nunca somos quem dizemos que somos. Por trás das aparências há um mistério em forma de segredo. Conclusão: Respeitando todas as opiniões contrárias, por ações ou omissões, somos todos hipócritas”. – (SIC) – Wilson Muniz Pereira.

MUDEI MINHAS CRENÇAS E ATITUDES

Eu acreditava que as pessoas decidiam suas próprias vidas. Eu acreditava que estávamos no controle, comandando ou prevendo nossos futuros, escolhendo qual curso superior fazer, qual faculdade frequentar e quais amigos e amigas cultuar.

Durante muito tempo acreditei nas vantagens da escolha das nossas profissões, quem namorar, noivar e casar; sendo por isso responsáveis por nossas escolhas e decisões que traçam ou determinam o curso das nossas vidas. Ledo engano! Minhas crenças caíram, por mim mesmo, em total descrédito.

Em pleno ano pandêmico de 2021 enxerguei e descobri, com a luminosidade de um forte “insight”, que há uma força mais poderosa que o livre-arbítrio. Nosso inconsciente!

Eu sei porque vi, não pelo ouvi dizer... Sob os ternos aureolados por gravatas vistosas, por trás das portas e/ou em locais ermos, com pouca ou nenhuma luz, somos todos movidos por desejos. E esses anseios podem ser insanos, primitivos e sombrios.

Ao observarmos atentamente alguém, independente de suas posições socioeconômicas, percebemos que, em verdade, nunca somos quem dizemos que somos. Por trás das aparências há um mistério em forma de segredo inconfesso.

É fato, podemos ser, por força descomunal do inconsciente, outra pessoa. Por conta dessa benquista descoberta mudei minhas crenças e atitudes.

A VIDA É DE QUEM SE ATREVE A VIVER

A vida é de quem se atreve a viver. De quem respeita às diferenças alheias. De quem respeita e protege: Mulheres, idosos, crianças e animais. De quem entende que somos todos turistas em provações terrenas. É de quem se determina viver sem culpa cultuando a informação, a qualificação e a comunicação. A vida é ser atrevido (a) por determinação.

A vida não é colorida. A vida é para nós mesmos a colorirmos! Aí vem a imprevisível vida e te vira do avesso só para provar que a felicidade vem de dentro para fora. Quero com isso escrever que o importante é ser bom, não o contrário.

Quando mudamos atitudes nos reinventando pela ousadia da inovação.... Superamos nossas limitações sem macular a integridade alheia. Quando utilizamos o poderoso autoconhecimento passamos a nos conhecer melhor, descobrindo, para melhor tratar, nossos medos, fragilidades e frustrações.

CONCLUSÃO

Em forma de prece encerro meu texto: Por nossas recônditas ou ostensivas hipocrisias, egocentrismos, ilações e cupidezes; por nossas falaciosas argumentações em prol de defesas espúrias em favor de criminosos contumazes, por nossos ressentimentos recrudescidos contra familiares, oligofrênicos, ociosos e energúmenos, por não termos a necessária capacidade de dar a quem de direito a oportunidade de ganhar o próprio sustento.

Que o bondoso e misericordioso Deus nos permita enxergar como o tempo se expande quando nos focamos nele ao invés de sermos inconsequentes pensando só no amanhã. Que possamos entender que mais cedo ou mais tarde todos seremos julgados com a mesma medida com que julgamos nossos semelhantes.

Enfim, que possamos fazer tudo com prazer, harmonia, parcimônia, calma e alegria. Desse modo haverá a certeza das inspirações, em forma de "insight", surgirem com mais frequências nos orientando que precisamos planejar menos para os resultados serem mais positivos.

Que Deus nos perdoe e abençoe, e as nossas famílias e demais familiares, amigos (as) e afins, hoje e sempre. Assim seja.