A insustentável lerdeza do ser

Há um provérbio chinês que diz: Pessoas medíocres falam de pessoas, pessoas normais falam de fatos e pessoas sábias falam de ideias.

Isso foi antigamente. Atualmente, temos um número considerável de pessoas medíocres falando sobre e defendendo ideias medíocres.

Temos também uma imprensa medíocre que se ocupa quase que exclusivamente com pessoas. Promovem pessoas sem mérito e denigrem pessoas sem levar em consideração possíveis méritos. Quase sempre evita promover debate de ideias.

Pessoas vêm e vão, o que fica são suas ideias ou a falta delas.

Há um número excessivo de pessoas que mais parecem moscas ideológicas. Nascem do lixo de ideias inúteis, vivem dele e se esforçam para preservá-lo.

E o pior, defendem esse lixo com um ar de superioridade intelectual.

Nessa montanha de lixo de ideias, o homem realista, sincero e direto na defesa das boas providências, se torna um tipo desprezível, retrógrado e “fora do tempo”.

O lixo das ideias inúteis se acumula no Brasil há décadas, mas exerce uma força geradora, retroalimentando o meio que aumenta geometricamente.

Tendo nos tornado quase inúteis na contribuição material e espiritual para o progresso da Humanidade, instituímos o ufanismo do fracasso, que não engana ninguém além dos próprios fracassados.

Vejamos algumas evidências da valorização do fracasso:

- não conseguindo eliminar a pobreza no país, passamos a glamorizá-la. A pobreza se tornou atração turística;

- instituímos como medida de eficiência de um governo, o número de pessoas beneficiadas com esmolas oficiais;

- a eficiência do sistema educacional é medida pelo número de jovens que entram nas universidades e não pela sua efetividade no preparo para o mercado de trabalho;

- acredita-se que meia entrada nos cinemas e subvenção do Estado para shows de cantores da moda vão tornar os jovens intelectualmente mais capazes;

- países em que as populações vivem na miséria há décadas são citados como modelos a serem seguidos.

Um país que pretende construir uma civilização sobre uma montanha de lixo ideológico, no mínimo pode ser chamado de país de lerdos.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 02/12/2021
Código do texto: T7398199
Classificação de conteúdo: seguro