SONHOS - SONHEI COM DOM ALDO PAGOTTO
Nair Lúcia de Britto
Ontem fui dormir um tanto abalada depois de ouvir, por pura casualidade, um padre da Igreja Católica acusando o Papa Francisco, o Papa Bento XVI e o Papa João Paulo II de heresias e de inimigos da Igreja. Recusei-me a continuar ouvindo tantos impropérios; desliguei a tevê e fui dormir. Perguntei-me o que diria o sábio Dom Aldo Pagotto, se ainda estivesse entre nós.
Por incrível que pareça, Dom Aldo apareceu-me em sonho. A imagem do local era difusa: uma sala ampla (é só o que eu sei). O rosto dele não correspondia ao que só vi pela mídia. No entanto eu o reconheci.
Contei-lhe, então, que um padre católico estava acusando os Papas Francisco, Bento XVI e João Paulo II de heresia e de inimigos da Igreja Católica; que não respeitavam os seus verdadeiros princípios, dogmas e tradições.
-- O que o senhor acha disso – perguntei. Primeiro ele mostrou-se triste e decepcionado. Depois respondeu:
-- Que notícia mais descabida essa que você veio me dar, sobre esse padre fanático! Esses Papas são os mais ilustres e compenetrados da fé Católica. Isso me deixa muito triste. Esse padre não pode ficar sem resposta. Diga a ele o seguinte:
“Olhe bem o que está dizendo em consequência do seu fanatismo. Ponha a mão na consciência e saiba que esses Papas tão ofendidos são Ministros da Igreja, abençoados e iluminados pelo Espírito Santo, que deseja uma Igreja mais solidária e justa; que não aceita mais divisões, porque irmãos do mesmo Pai não podem ser inimigos. Eles têm que amar a Deus, em primeiro lugar, depois amarem-se como a si mesmo. Peça perdão a Deus pela sua injúria, e que Ele tenha piedade de ti e te ilumine”
Intrigada com este sonho eu procurei pela Internet notícias sobre o assunto. E encontrei uma resposta pela TVT que informa que Governos e Católicos conservadores estão unidos para derrubarem o Papa Francisco por suas ideias progressistas. Uma delas é uma declaração do Papa Francisco de que Deus não criou o mundo com uma varinha de condão. Que a Igreja precisa aceitar as descobertas científicas sobre a criação do mundo, e que os seres foram se modificando conforme as modificações que foram ocorrendo no mundo.
Políticos e Católicos conservadores não aceitam essa declaração do Papa Francisco. Também não aceitam que o Papa pregue uma Igreja com a mente mais aberta, respeitando as outras religiões que também são cristãs; que não há motivos para polêmicas, que todos têm o livre arbítrio de expressar sua fé como quiser.
Esses conservadores também contestam uma postura solidária em relação aos homossexuais, aos divorciados e o perdão para as mulheres que cometeram aborto em situações adversas.
Eu, pessoalmente, protesto contra esses conservadores que querem permanecer na Idade da Pedra, perpetuar a maldade e o preconceito que causam uma influência maléfica na sociedade como um todo. Uma tese que justifica os inúmeros assassinatos de pessoas inocentes, tolhe a liberdade de uma pessoa ser como Deus as fez; humilha os divorciados e nega o batismo e a comunhão às crianças inocentes, filhas de Deus.
Como disse Dom Aldo no meu sonho, que esses conservadores peçam perdão pelas injúrias que fizeram aos Papas e às pessoas para as quais manifestaram claramente seu preconceito. É essa mentalidade retrógada que afasta os fiéis da Igreja Católica. Que faz as ovelhas se perderem do rebanho para encontrarem o cáos.
Que Deus os ilumine e os perdoe.