A maturidade deve ser a grande sacada das empresas
Quer vê os setores de recursos humanos de muitas empresas hastearem a bandeira vermelha de pavor? Basta eles receberem a notícia de que as grandes empresas irão ampliar determinados setores.
Qual o motivo disso?
Elas sabem que fatalmente virão atrair seus bons profissionais e, que é muito provável que os levem, pois farão ofertas de salários e benefícios impossíveis de serem cobertas.
Essa não é uma opinião só minha, na verdade já ouvi e vi esses lamentos expressados em postagens e em conversas de recrutadores e recrutadoras.
Se for assim, eu não queria estar na pele das/dos profissionais que lutam para criar um bom ambiente de trabalho com o objetivo de manter seus profissionais. Na verdade, muitas de suas ações perdem o efeito frente ao cifrão, que muitas vezes é imoral para suas empresas e, encantador para os profissionais.
E a saída?
Capacitação e investimento na educação básica, com intensificação na educação profissional, pois só assim teremos mais oportunidades de empregos e de crescimento das empresas, fazendo desse jogo uma admirável bola de neve.
Acho também que seria uma grande sacada das empresas, apagar das exigências de contratação, o termo "Idade".
Li em muitos locais que em muitas profissões o tempo mínimo que alguém permanece numa empresa, é inferior a cinco anos e, não é só no Brasil que isso acontece.
Investir num profissional com mais de 50 ou 60 anos, é uma mão na roda, em especial quando ele possui poucos hábitos ou vícios profissionais e uma boa abertura para o mundo que se apresenta na atualidade. O Trabalho aqui é fácil para os bons profissionais gestores de pessoas.
Essas pessoas maduras profissionalmente, já descoladas e tranquilas, quando acolhidas sem traços de preconceitos e dentro de ambientes que preservem esse respeito, certamente possuirão muito mais motivos para não sair da segurança de seu galho. Além disso, serão agentes infiltrados das empresas, abrandando o ímpeto de voar dos seus jovens e promissores talentos.
Saber dosar o velho e o novo não é mais o grande segredo, é uma solução inteligente!