ABSORVENTE NÃO É LUXO
É lamentável ver que um projeto que iria amparar milhares de mulheres no período de ciclo menstrual foi vetado pelo próprio presidente, cujo dever seria beneficiar e zelar pela saúde e cuidados básicos de saúde da mulher. Algo que demorou anos para ser pauta de discussões e ser tratado com a seriedade que merece, ser ignorado por mera falta de interesse. Na boa, é um sujeito que só prioriza pautas desnecessárias e quando resolve fazer algo de útil é por mera pressão social.
Agora, você imagina, uma família carente, que mal consegue comprar o pão pra família você acha teria condições de pagar sete reais num pacote de absorvente? E isso eu me refiro a uma única mulher, porque se tiver mais mulheres nesta casa e a intensidade do fluxo sanguíneo for intensa essa conta multiplica. Portanto, esse item não é luxo, mas sim questão de dignidade e saúde pública.
Enquanto isso, milhares de mulheres agem no improviso, usando miolos de pão, paninhos, camadas de papel higiênico e deixam de sair ou ir à escola por falta desse item. E infelizmente, eu não poderia deixar de citar, um grupo de pessoas, inclusive algumas mulheres, que não se solidarizam e ainda apoiam essa postura egoísta do presidente, achando desnecessário a aquisição desse produto no SUS. Sendo assim, percebemos o nível de empatia da nossa sociedade escancarada através de comentários nas redes sociais.
As pessoas falam muito em igualdade, mas quando realmente é pra defender os direitos dos mais desfavorecidos, eles julgam como privilégios. E dessa forma o governo vai ganhando força e levando o país para o abismo social, pois para uma grande parte dos brasileiros insensíveis, determinados tipos de ações sociais são taxados como assistencialismo barato, quando na verdade deveria ser considerado obrigação do estado.
O problema é sério, é constrangedor e fere a dignidade da mulher de baixa renda. Matéria prima nós temos, então porque não utiliza os próprios recursos do país pra confeccionar esses absorventes já que não querem ter grandes custos com fornecedores? Seria uma ótima oportunidade de gerar emprego e dar oportunidade para o pai de família que está desempregado.
O presidente deveria era priorizar os temas de maior relevância para a sociedade e deixar de subir em palanque para lavar roupa suja e inaugurar ponte de vinte metros. Porque enquanto ele se preocupa com essas baboseiras para ficar bem na fita para seus apoiadores o nosso país fica estagnado e obviamente sendo motivo de chacota no mundo todo.