Certificado de gente

Viver em sociedade tem o significado e o contexto de saber coabitar com as diferenças, e assim estarmos sempre abertos e orientados a entender que precisamos pensar e agir em prol de muitos e não apenas de poucos indivíduos, porque se não aprendermos a nos aceitar e acolher dificilmente evoluiremos e consequentemente viveremos em bolhas, isolados como ilhas. Baseado no meu peculiar pensamento, permito expor minha racionalidade inerente a pluralidade de idéias, com a diversidade de concepções éticas, morais e acima de tudo humanas.

A reflexão sobre valores é uma questão que diz respeito à nossa relação com pessoas, pois entendo que o trabalho para preservar as condições sustentáveis da vida não é um empreendimento individual, contudo coletivo.

Mais que palavras precisamos de exemplos para que fortaleçamos o verdadeiro significado de ética e moral com preceitos humanitários.

Existe em minha visão uma grande inversão de valores que a cada dia fica mais evidente mostrando que o dinheiro como conceito de valor está acima de tudo, até mesmo da preservação da espécie humana e do meio ambiente tão fundamental para nossa sobrevivência.

Em meu discernimento valor é aquilo que pode ser adjetivado como bom, almejado, genuíno, correto e sensato entre outras coisas. Digo, por exemplo, que ser honesto é bom.

Portanto, a honestidade é nesse exemplo, um valor. Ao contrário, a desonestidade é um mal. Falo também que se preocupar com as gerações futuras, passa pelo objetivo de preservar o meio ambiente, sendo essa uma atitude responsável e necessária, eticamente correta, e incontestavelmente humana.

Ultimamente percebo que valores se confundem, como se pudéssemos misturar água e óleo, e isso ocorre quando alguns não sabem se é melhor crescer na vida com honestidade ou usar de meios ilícitos para melhoria da mesma, achando que agir dessa forma é ter esperteza.

Isso é confundir tudo, é inverter valores como se fossem sinônimos. Seria como qualquer coisa de ilegal fosse normal, cotidiana, decente e digna.

Para esses cidadãos talvez certo e errado sejam apenas meras palavras.

Parece que, nestes casos, eles crêem que mal e bem não são antagônicos.

Enfim, em um mundo que existe para toda e qualquer pessoa, e tão somente por isso foi criado, é fundamental que saibamos viver e conviver sem ganância, preconceitos e discriminação. Antes de nos acharmos os donos de alguma coisa precisamos olhar para cima não com soberba mas com a humildade de reconhecer que o verdadeiro dono desse mundo nos concebeu para repartirmos tudo que de fato tem valor pois só então teremos a moral de erguer a cabeça com orgulho e bater no peito tendo a consciência que estamos fazendo da nossa permanência aqui na Terra um estágio não remunerado para após então alçarmos vôos mais altos.

Legitimidade é uma prerrogativa que somente seres humanos autênticos tem. É como uma certificação de qualidade, e quem certifica é a sociedade que a todos respeitam com principios, integridade e um selo que vem escrito: "Gente como a gente".

Inté....

Antônio de Magalhães
Enviado por Antônio de Magalhães em 07/10/2021
Reeditado em 07/10/2021
Código do texto: T7358238
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.