Crônicas

Ingratidão

Boas pessoas ajudarão os necessitados. O que quero dizer com "boas pessoas"? São aqueles que ajudam humildemente e não se sentem melhor porque percebem as necessidades dos outros, prestam atenção nos outros e fazem o melhor para oferecer oportunidades, e ainda são tão generosos que não permitem que os necessitados sintam a sensação de um obstáculo. Eles tentam fazer coisas boas facilmente, sem agravar seu comportamento.

O que costuma acontecer nessas situações?

Aqueles que recebem boas ações são ingratos e insatisfeitos se não retribuem sua gratidão.

Mas espere! Não estou aqui para dizer que o comportamento dos bons praticantes espera ser reconhecido. Não, é por isso que mencionei que são boas pessoas com boas intenções. Eles agem com o coração porque sentem que podem ajudar.

No entanto, é intolerável que as pessoas que receberam a ajuda passassem a se opor às pessoas que ajudaram. Isso é muito comum.

É disso que estamos falando aqui, sem esperar reconhecimento ou gratidão, mas vocês continuam recebendo atitudes hostis em troca de sua dedicação.

Não, obrigado! Não é feito para isso. Mas isso não precisa ser ofendido!

Quando esse alguém a quem facilitamos a vida nos responde com egoísmo, como sair deste nó? Deste aperto no peito, proporcionado pelo encontro com a arrogância? De ver sua boa ação, sua atitude generosa voltar-se contra você, como suportar isto?

Olhando para suas próprias atitudes. Percebendo quem é você e quem é o outro.

Se ficar com a ingratidão, ficará com raiva, e esta é a atitude do outro, não a sua.

A sua foi positiva, de amor. Centre-se na sua pessoa e não na resposta alheia.

É importante desvincular as coisas neste caso:

Sua Atitude X Comportamento Alheio

Provavelmente esta pessoa está repetindo com você um comportamento que sempre tem. Ela não sabe o que fazer com alguém que lhe trata bem.

Ela não sabe romper com este ciclo de sempre ver as coisas negativamente.

Está com medo porque pela primeira, ou única vez alguém olhou para ela, proporcionou amor, é disto que ela está fugindo. É por isto que ela estraga, medo deste novo sentimento.

É muita miséria, mas não estamos falando financeiramente não, a miséria é sentimental.

E nem que a ajuda foi neste sentido, por isto que dói, porque foram ofertados respeito e consideração, e isto é bem mais que dinheiro. E não houve troca.

Quando chegou o momento da pessoa demonstrar afeto, que seria o reconhecimento espontâneo (e não solicitado como mencionei no início) ela não sabe o que oferecer e critica, oferece seu egoísmo.

Claro que para a pessoa boa é um choque.

Enfim, permaneça com suas atitudes. Também não sinta raiva de você mesmo, essas coisas acontecem quando nos misturamos com estas respostas alheias.

Não se contamine, mantenha-se firme com quem você é.

Responsável por suas ações, que bom que elas foram de amor.

É muita dor, mas não estamos falando de economia, a dor é sentimental.

Nem ajuda nesse sentido, por isso se magoa porque eles são respeitados e considerados, e não é só dinheiro. E não há troca.

Quando chegar a hora dessa pessoa expressar seu amor, será um reconhecimento espontâneo (como mencionei no início), ela não sabe o que oferecer e critica, ela oferece seu egoísmo.

Claro, para boas pessoas, isso é um choque.

Em qualquer caso, mantenha sua atitude. Não fique com raiva de você mesmo, essas coisas acontecem quando nos misturamos com essas outras reações.

Não se polua, mantenha a sua identidade.

Responsável por suas ações, estou feliz que eles estejam apaixonados.

Cíntia Soares - Psicóloga formada na Universidade Paulista e Bacharel em Direito pela Fadi.
Enviado por AméricoFernandes em 18/09/2021
Código do texto: T7345076
Classificação de conteúdo: seguro